O trabalho infantil ainda é uma realidade para milhões de meninas e meninos em todo o Brasil. Ele deixa marcas na infância que, muitas vezes, tornam-se irreversíveis e perduram até a vida adulta. Além de Trazer graves consequências à saúde, à educação, ao lazer e à convivência familiar. O dia 12 de junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2002, e desde então, o Brasil vem se mobilizando para combater essa violação dos direitos das crianças e adolescentes.

Em 2020, a Campanha tem o objetivo de alertar a sociedade sobre o crescimento do trabalho infantil, motivado pelos impactos da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), com o slogan “Covid-19: agora mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil”, a Prefeitura de Tucuruí mobiliza a população, por meio da secretaria de Assistência Social, a olharmos para essa problemática, para que juntos possamos diminuir esses impactos, e quem sabe, zerá-los.

Durante o mês de junho, estaremos intensificando as ações de combate ao trabalho infantil em Tucuruí, seguindo as orientações do Fórum Paraense de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Trabalho do Adolescente (FPETIPA), com abordagem social, web-seminário, atendimentos psicossociais às crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade social, além da distribuição de kits educativos, entre outras ações.