Começa nesta sexta-feira (17) a 2° etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Em Tucuruí, as doses serão destinadas aos profissionais da saúde e pessoas com doenças crônicas, que devem apresentar laudo ou receita médica. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estarão à disposição para a aplicação das doses, no período da manhã, de 7h30 às 11h30, e pela tarde, de 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.

Nesta 2° etapa, de acordo com o Ministério da Saúde, houve a necessidade de antecipar a vacinação dos povos indígenas, em virtude, deles apresentarem mais vulnerabilidade à gripe. Os professores, que iriam receber as doses, neste período, foram colocados para a 3° e última etapa, que deve ocorrer no período de 09 a 22 de maio. Em Tucuruí, onde há a aldeia Trocará Assurini, localizada a 20 km da cidade, os indígenas serão vacinados por profissionais da saúde que se deslocarão até a região.

Os caminhoneiros, trabalhadores de transportes públicos e os profissionais das forças armadas, que fazem parte do grupo e que devem ser vacinados nesta 2° etapa, não serão atendidos no município, por enquanto, pois, o número de doses destinadas não atenderá a demanda.

“Mesmo alcançando a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde de vacinação aos idosos acima de 60 anos, durante a 1° etapa, ainda há idosos que não se vacinaram. Por isso, iremos dar preferência a eles e aos profissionais da saúde”, explicou a Coordenadora Municipal de Imunização, do Departamento de Vigilância em Saúde, Genislaine Ferreira Pereira.

Ainda, segundo ela, “Os caminhoneiros, trabalhadores de transportes públicos e os profissionais das forças armadas não ficarão sem as doses e serão vacinados assim que o município receber novas doses, infelizmente é uma condição local”.

“ Entrei em contato com as forças armadas para explicar a situação e irei pessoalmente entregar um ofício a eles. Já a população privada de liberdade será atendida em 50% das doses que foram destinadas”, finalizou Genislaine.

Na 1°etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, Tucuruí cumpriu a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, ao atingir o número de 99, 81% (5.260) de idosos vacinados.