O Curso de Aquaviário foi realizado entre os dias 15 a 19 de julho, em Tucuruí, uma iniciativa da Prefeitura de Tucuruí, por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico através do Departamento de Turismo, em parceria com a Marinha do Brasil por meio da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental – CPAOR.
Os habilitados foram 54 civis de Tucuruí que receberam formação no curso de aquaviário, objetivando suas qualificações para habilitá-los como piloteiros em suas atividades a jusante e montante da região do lago de Tucuruí e nas demais extensões do Rio Tocantins. O curso foi ministrado pela equipe da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental – CPAOR no auditório do CEUS Santa Mônica e a formatura dos 54 novos pilotos no Curso de Aquaviário ocorreu na última sexta-feira (19/07) no auditório da Associação Comercial e Industrial de Tucuruí – ACIT.
Esteve presente à cerimônia de entrega das Carteiras de Aquaviários aos formandos, a equipe da Marinha do Brasil – Capitania dos Portos da Amazônia Oriental, a secretária de Apoio a Segurança Pública de Tucuruí Ana Laura e a diretora do Departamento de Turismo Michele Van Der Lan.
A realização destes cursos de formação de Aquaviários de nossa cidade e região tem como meta a qualificação para o projeto Turístico que será implementado no lago de Tucuruí e principalmente para a realização nos próximos meses do Torneio de Pesca, que vai aquecer nossa economia e despontar Tucuruí como um dos principais polos de torneio de pesca da região, graças a grande extensão do lago e suas lindas riquezas.