880 alunos de escolas da rede municipal de Tucuruí se formaram nesta quarta-feira (5) pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A cerimônia de formatura aconteceu no Ginásio Poliesportivo e reuniu alunos das escolas Dulcimar Brito, no Mangal, Mariana Leão, no Alto Alegre, Nossa Senhora da Conceição, na Colina e Maria Bernadete, no Colorado, além de familiares, amigos e autoridades.

Estes alunos são do 5º ao 7º anos do ensino fundamental 1 e 2. Em Tucuruí, o Programa já formou 15 mil estudantes desde 2011 graças a parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, e a Polícia Militar do Pará.

A proposta do Proerd é orientar e prevenir, por meio atividades educacionais, quanto às consequências que as drogas podem causar na vida das pessoas.

Durante a solenidade, os alunos foram homenageados e premiados por terem se destacado ao longo das atividades que foram desenvolvidas nas escolas. Professores e instrutores do Proerd também foram homenageados.

As ações do Proerd nas escolas são desenvolvidas pelo 13ª Batalhão de Polícia Militar de Tucuruí em parceria com a Prefeitura de Tucuruí. Todo o conteúdo do programa é ministrado por policiais treinados.

A Prefeitura de Tucuruí é parceira e mantenedora do Proerd há anos e o prefeito destacou que o Programa vem cumprindo a missão de prevenir e orientar as crianças e adolescentes, preparando-os para o futuro.

Conforme explica o Cabo PM Almeida, coordenador do Proerd em Tucuruí, o objetivo é trabalhar diretamente com a prevenção, para coibir a entrada dos jovens no mundo da criminalidade. Quatro policiais participam das atividades instruindo os alunos quanto a ética, responsabilidade, honestidade, dentre outras virtudes. A cerimônia de formatura marca o encerramento de quatro meses de instruções da Polícia Militar aos estudantes, na maioria, inclusos em áreas consideradas de risco ou propensas a criminalidade.

O Sargento P. Lima, coordenador geral do Proerd, explica que o Programa trabalha com alunos do ensino fundamental de escolas da rede pública e, também, da rede privada, por meio de estratégias preventivas a partir do uso de técnicas pedagógicas inseridas nas disciplinas da grade curricular. “O programa conta com a participação da Polícia Militar, estabelecimentos educacionais e a família”.

Jamily Vitória, aluna do colégio Dulcimar Brito, disse que aprendeu no Programa a ser uma pessoa do bem, que o bullying não leva a nada e que as drogas podem destruir vidas e famílias. “Devemos dizer não as drogas e a violência”.

O Prefeito Artur Brito, participou da cerimônia e parabenizou a todos os envolvidos no Programa. Ele lembrou que o Proerd é muito importante na formação social dos estudantes em Tucuruí e que a Prefeitura tem mantido a parceria visando proporcionar crescimento e desenvolvimento aos estudantes do município. “Estamos investindo na educação sendo que este ano, já é a segunda turma formada, sendo 1680 estudantes formados e conscientizados por meio do Programa. Esse é o caminho para que Tucuruí cresça e continue em desenvolvimento”.

Wilson Alves, secretário adjunto de Educação e Cultura, enfatizou que o município tem trabalhado para garantir a melhor estrutura escolar para crianças e jovens de Tucuruí. “Entendemos que investir em educação é investir no desenvolvimento da sociedade. Quero parabenizar a todos por esta parceria, entre o município e a Polícia Militar, que tanto tem contribuído para prevenir o aumento de usuários de drogas e coibir todos os tipos de crimes na cidade”.

O Coronel André Gustavo, comandante do Comando de Policiamento Regional (CPR 4), lembra que estes jovens agora passam a ser multiplicadores dos ensinamentos do Proerd, que colabora com o combate a criminalidade e outros problemas sociais. “Todos devem se sentir vitoriosos e tenho certeza que estas pessoas serão cidadãos de bem e com futuro brilhante”.