Está aceso o fogo olímpico dos I Jogos Escolares do Ensino Médio de Tucuruí (JEEMS). A chama permanecerá iluminando o ginásio poliesportivo Ismaelino Pontes até o final da competição daqui a oito dias. Os JEEMS têm grande significado social e educativo porque devolveram aos alunos do ensino médio de todas as escolas públicas e particulares, além do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPA) do Tucuruí, a oportunidade de mostrarem o talento esportivo que dorme no coração de cada um. O evento foi idealizado pela Secretaria Municipal de Esportes e Juventude, envolvendo 400 alunos de nove escolas, nas modalidades de futsal, handebol, voleibol e basquete. Os confrontos começam nesta segunda-feira, 11.

A cerimônia de abertura dos I JEEMS reuniu centenas de estudantes, professores, familiares dos alunos, secretários municipais, vereadores e o prefeito Artur Brito. Houve desfile das delegações das nove escolas participantes. Os pavilhões nacional, estadual e municipal foram erguidos pelos estudantes Luan Figueira, Yago Pereira e Lucas Cruz, respectivamente. A estudante Vanessa Karina conduziu o juramento do atleta. A programação ainda apresentou número de danças contemporâneas e de ginástica rítmica.

O momento mais esperado da abertura dos Jogos foi o acendimento da pira olímpica. Os alunos da EEEM Rui Barbosa, uma das mais tradicionais de Tucuruí, conduziram a tocha até a pira que está posicionada no ponto mais alto do ginásio. A cerimônia do acendimento do fogo olímpico é histórica e remonta à Grécia da antiguidade, onde os primeiros jogos foram criados e se perpetuaram na humanidade. “E nós queremos que esses Jogos Estudantis do Ensino Médio virem tradição em nossa cidade, porque é destinado aos estudantes do ensino médio que não tinham essa programação. Além do entusiasmo dos alunos, queremos combater a ociosidade e valorizar a saúde e a prática esportiva”, destacou o prefeito, que também não escondeu a emoção em recordar seus tempos de estudante. “É muito bom tudo isso, é muito gostoso relembrar nossos tempos de estudantes, estou muito feliz em poder estar aqui nessa solenidade junto com essa garotada do bem”, completou.

Os I Jogos Estudantis do Ensino Médio de Tucuruí foram idealizados no início desse ano para contemplar uma faixa etária com idade acima de 16 e 17 anos. Segundo o professor Olavo Rocha, coordenador pedagógico da competição, isso ganha condições de o município de Tucuruí formar seleções para disputar a fase regional dos Jogos Escolares Paraenses (JEPS), que é caminho para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBS). “Será interessante porque os jogos escolares agregam valor cívico, disciplinam e formam grandes atletas para o Brasil”, disse.

A importância dos JEEMS também foi destacada pelo secretário de Esporte e Juventude de Tucuruí, Antônio Carlos de Souza. “Esses estudantes precisavam desse evento porque eles ficavam à margem dos jogos escolares com faixa etária limitada de até 16 anos.  Agora, eles vão poder participar de uma competição grandiosa, idealizada para eles, com intuito de valorizar a formação de homens honestos e conhecedores de seus deveres, enquanto cidadãos de Tucuruí”, destacou o secretário.

Os I Jogos Escolares do Município de Tucuruí (JEEMS) inscreveram 400 atletas que vão disputar as modalidades de FUTSAL (masculino e feminino), Handebol (masculino e feminino), Voleibol (masculino e feminino) e basquete (masculino e feminino), nas categorias de Sub-16 e 17 anos. Os confrontos começam nesta segunda-feira, 11, no ginásio Ismaelino Pontes.

As escolas representadas nos I JEEMS são: EEEM Ana Pontes Francez, Colégio Castro Alves, Colégio Elite, EEEM Raimundo Ribeiro de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPA), Colégio Oswaldo Cruz, EEEM Rui Barbosa, EEEM Simão Jacinto e Colégio Sophos. A professora Mariana Barros, premiada na décima primeira edição do Prêmio Professores do Brasil, do Ministério da Educação, também elogiou a iniciativa dos JEEMS pelo retorno dos estudantes com idade acima de 16 anos. “Isso é muito bom, pois resgatou os jovens que não tinham idade para competir nos JETS e que agora vão poder mostrar seus talentos”, disse.

Quem quiser apoiar e torcer pelos estudantes do ensino médio de Tucuruí pode comparecer ao ginásio poliesportivo Ismaelino Pontes. Os jogos serão disputados durante uma semana com entrada grátis. O evento é uma realização da Prefeitura de Tucuruí, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude, Secretaria Municipal de Educação e Cultura e uma rede de apoiadores das áreas da segurança, saúde e professores dos sistemas estadual e municipal de ensino de Tucuruí.

Secretário Antônio Carlos de Souza

Fogo olímpico ficará aceso até o final dos jogos.

Estudante Vanessa Karina conduziu o juramento dos atletas

Texto: Selma Amaral