Para falar sobre a importância da amamentação na primeira infância, iniciou nesta quarta-feira (1) a programação do Agosto Dourado. A cerimônia de abertura aconteceu no auditório da Associação Comercial e Industrial de Tucuruí (Acit) e contou com a participação de autoridades, representantes de órgãos e instituições, além de associações e entidades da sociedade civil organizada.

A programação, realizada pela Prefeitura de Tucuruí é coordenada pelas secretarias de Saúde, de Assistência Social e de Educação, faz parte do programa Agosto Dourado e é também uma estratégia para garantir maior visibilidade às ações de promoção ao aleitamento materno no município.

Fábio Ulisses, secretário de Saúde do município, explica que o Agosto Dourado é uma estratégia para dar maior visibilidade às ações de promoção ao aleitamento materno no município além de incentivar a reflexão sobre o tema junto às instituições, famílias, grupos e empresas.

Durante todo o mês de agosto, haverá exposição durante a Expotuc, bem como treinamento com os Agentes Comunitários de Saúde, ações na maternidade do Hospital Regional de Tucuruí (HRT). Diariamente, acontecerão nas Unidades de Saúde, ações de orientação sobre oaleitamento materno, ESF, CRAS, Hospitais Privados, PSE, Samuzinho nas Comunidades e Divulgação no Facim.

No dia 24, no Tucuruí Shopping Center, acontecerá o “mamaço” e no dia 31, as atividades serão encerradas no Hospital Municipal, com orientações e consultas puerperal.

De acordo com Júlia Oliveira, coordenadora municipal da Saúde da Criança, serão utilizadas estratégias que estão dando resultados positivos em todo o mundo. O foco é dar visibilidade à importância da amamentação, incentivando a reflexão sobre o tema entre instituições, famílias, grupos e empresas.

Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Tucuruí