Após reunião na última sexta-feira (17), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), entre gestores do Governo Municipal e representantes do Conselho Alimentar Escolar (CAE) e do Ministério Público Estadual, ficou decidido que os 25 mil alunos de todas as séries da rede municipal, de Tucuruí, receberão kits de alimentos, oriundos da merenda escolar. A entrega está prevista para o próximo dia 30 de abril de 2020.

“Irão receber os kits quantos alunos a família tiver. Se o pai tem cinco filhos, serão entregues cinco kits”. Neste momento tão difícil, não podemos deixar os alunos e seus responsáveis desamparados” disse a Secretária de Educação Marivani Ferreira.

O Governo Federal sancionou, no dia 7 de abril, a Lei n° 13.987 /2020, que autoriza, em virtude da pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus (Covid-19), os municípios do território brasileiro, a realizar a distribuição da merenda escolar aos alunos matriculados em sua rede de ensino.

Os kits serão compostos de 1 kg de arroz, 1 kg de feijão, 1 kg de açúcar, 1 kg de sal de cozinha, 1 pacote de 500 g de macarrão, 1 pacote de 200 g de leite em pó, 1 pacote de 400 g de biscoito salgado, 1 lata de óleo, 1 lata de sardinha.Os alunos das creches serão beneficiados com 500 gramas de carne moída. Os alimentos, correspondem aos dias letivos de atividades suspensas, no período de quarentena.

Os pais ou responsáveis e alunos maiores de 18 anos deverão apresentar, no ato da entrega dos alimentos, documentação comprobatória. A distribuição ocorrerá nas escolas as quais os alunos estão matriculados, com data e hora, ainda a ser divulgados pela SEMEC. Caso a família ou aluno não compareça no dia da entrega, a secretaria de Educação ficará responsável de entrar em contato para que os mesmos recebam o benefício.

A SEMEC seguirá todos os protocolos exigidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a prevenção da Covid-19. Disponibilizará no dia da entrega dos kits, álcool em gel e fará orientação sobre o limite de espaço nas filas, caso haja, e o uso de máscaras. Os alunos da zona rural e região das ilhas receberão os alimentos nas escolas polos. O calendário de entrega será divulgado pela secretaria, nas redes sociais e site oficial da prefeitura e em outros veículos de comunicação do município.