Escola está localizada no bairro Jardim Marilucy e atende 1559 alunos dos ensinos fundamental e médio

O governo do Estado entregou nesta segunda-feira (13) à comunidade de Tucuruí, a nova Escola de Ensino Médio Ana Pontes Francez. A cerimônia de reinauguração aconteceu nas dependências do colégio, às 9h, e contou com a presença do governador Simão Jatene, do Prefeito Artur Brito, da Secretária de Educação, Ana Cláudia Hage, a deputada estadual, Eliane Lima, alé dos alunos, professores, servidores e outras autoridades da cidade e da região.

Reconstruída integralmente, a nova escola tem 21 salas de aula, uma sala de atendimento educacional especializado, um laboratório de informática e uma biblioteca; no bloco administrativo: sala da direção, sala da coordenação pedagógica e sala dos professores. Está equipada com uma copa e cozinha, um depósito de alimentos da merenda escolar e banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais. As instalações receberam 28 centrais de ar refrigerado e 800 novas carteiras de alunos.

Financiada com recursos do Tesouro Estadual, a obra foi executada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio de convênio com a Prefeitura de Tucuruí ao custo de R$ 3.377 milhões, sendo R$ 1 milhão de contrapartida do município.

O Prefeito Artur Brito agradeceu o governador pela obra entregue e salientou que as novas estruturas vão garantir mais qualidade no ensino dos alunos. “É uma grande conquista para nossos estudantes e professores. Esses investimentos criam condições para uma mudança da qualidade efetiva da educação. Estamos empenhados em realizar melhorias para nossa cidade. Tenho certeza de que dias melhores virão e aos poucos vamos retornando com todas as obras que precisam ser realizadas e que tanto a população precisa”, disse Artur Brito.

O governador Simão Jatene lembrou que a crise econômica atrapalha a realização de obras em todo o país, mas o Estado tem firmado as parcerias necessárias para iniciar e concluir obras como a nova escola que vai beneficiar quase dois mil estudantes de Tucuruí.

A retomada das obras da Escola Tecnológica Federal também fez parte da agenda do Governo e teve sua ordem de serviço assinada. Em breve o centro que fica no bairro Nova Matinha, terá sua construção retomada. Quando concluída, a escola vai atender mais de 3 mil estudantes com cursos técnicos.

A escola Ana Pontes Francez está localizada no bairro Jardim Marilucy e atende 959 alunos do Ensino Médio – incluídos os matriculados nos programas Mundiar, Educação de Jovens e Adultos (EJA), e tem também no Ensino Médio do Sistema Interativo Educacional (SEI). A Prefeitura de Tucuruí ocupa oito salas da nova escola, atendendo mais 600 alunos do Ensino Fundamental.