Asfalto no Serra Azul, enfim virou realidade (Fotos Marcos Medeiros)

Todos os dias, Clarindo Gomes, atual presidente da Associação de Moradores de bairro Serra Azul, faz questão de acompanhar as equipes e as máquinas que entraram há duas semanas no bairro para enfim realizar o asfaltamento das ruas do bairro.

Ao todo, seis ruas já receberam o asfalto e a Prefeitura de Tucuruí, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Habitação vai asfaltar todas as ruas daquele bairro. Além disso, estão sendo realizados serviços de limpeza, drenagem e meio fio. “Tá ficando bom e a população agradece porque são anos e anos de espera”, observa o líder comunitário. Além de asfalto e drenagem, os moradores do Serra Azul também receberão uma Creche que irá atender as mães e crianças de pelo menos quatro bairros.

O morador José Augusto também tem parado parte de sua rotina para acompanhar as obras. “A gente fica feliz e satisfeito porque é o resultado de anos e muita briga para que o asfalto chegasse”.

Cosme Machado Rezende, engenheiro civil responsável pelas obras, explica que a Prefeitura vai realizar o asfaltamento das ruas com base em estudos de trafegabilidade de cada bairro. Essa análise primordial ajuda a escolher o tipo mais adequado de asfalto reduzindo assim os custos dos serviços. Economia que não impacta na qualidade e durabilidade do produto final para a população. “O asfalto TST é o ideal para áreas de tráfego menos intenso como é o caso do bairro Serra Azul, por isso a escolha desse tipo. Já em outras ruas de outros bairros vamos trabalhar com o asfalto tipo CBUQ (Usinado), ideal para locais com maior fluxo de trânsito”, explica o engenheiro.

Retomada das obras

Florisvaldo Vieira Martins, secretário municipal de Obras, Urbanismo e Habitação, falou que a Prefeitura de Tucuruí está retomando todas as obras que estavam paralisadas. A gestão do prefeito Artur Brito está ainda dando continuidade ao desejo do ex-prefeito Jones William que era de ver concluídas as obras deixadas por gestões passada. “Era um desejo do prefeito Jones que todas as obras fossem entregues para a população, independente da bandeira partidária ou gestão. Isso é ter compromisso com a população”.

Além da continuidade, a Prefeitura também vai iniciar obras importantes como a urbanização do KM 11, a reforma da Feira Municipal de Tucuruí, a reforma e revitalização do Cais da cidade e a construção de novas praças e a reforma de praças como as da Bandeira e da Bica. Além do asfaltamento, terraplanagem, drenagem e esgotamento de inúmeras ruas em praticamente todos os bairros do município.

Drenagem com a que está acontecendo na rua Bom Jesus, no Jardim Colorado, onde as tubulações estavam obstruídas há 20 anos e que agora estão sendo refeitas as interligações que vão aliviar todo o fluxo e captação de água. “Serviço que vai prevenir alagamentos e melhorar a vida da população”.

Em breve, o asfalto também chega nos bairros Palmares 1 e 2, Jardim Colorado e Popular.

Por Denis Aragão