Selo UNICEF Município Aprovado é uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes

Com o objetivo de realizar uma análise crítica e coletiva sobre a situação da infância e da sociedade no município, com base nos indicadores oficiais e no diagnóstico participativo, aconteceu na manhã desta quinta-feira (14) em Tucuruí o 1° Fórum Comunitário do Selo UNICEF, Município Aprovado, Edição 2017-2020. O evento é uma realização da Prefeitura de Tucuruí em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA).

O Selo UNICEF Município Aprovado é uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes no Semiárido e na Amazônia Legal Brasileira, áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade.

A coordenadora do Selo UNICEF em Tucuruí, Sônia Cassiano, falou sobre o objetivo do Fórum que é apresentar para a comunidade o que é o Selo, o que isso significa e qual sua importância, que é promover a mobilização social e unir esforços para assegurar um bom começo de vida e condições adequadas para o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes.

O UNICEF, por sua vez, promove a capacitação de gestores e técnicos municipais, com o objetivo de qualificar a sua atuação nos processos de elaboração, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas nas áreas de saúde, educação, assistência social, comunicação, cultura, esporte e lazer.

O Prefeito Artur Brito explica que os municípios que se inscreveram assumiram o compromisso de elaborar um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam meninos e meninas, nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes. Ações que estão sendo desenvolvidos pela gestão municipal por meio de esforços das secretarias de Educação e de Assistência Social, por exemplo.

Ao final, o Fórum vai expor, por meio de indicadores quantitativos e qualitativos, quais impactos sociais a adesão e a realização das ações do Plano estão sendo mitigados no município. “Assim, vamos analisar e manter quais ações e estratégias mais contribuem para os avanços das políticas públicas no município”, explica a coordenadora do Selo UNICEF.

Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Tucuruí