Medida preventiva ao Coronavírus está no decreto N° 014/2020, assinado pelo prefeito Artur Brito no último domingo (22)

Considerando a existência do primeiro paciente suspeito de Coronavírus (Covid-19) em Tucuruí, informado pelo Hospital Regional do município no último sábado (21) e que o Ministério da Saúde do Brasil declarou, na última sexta-feira (20), que há a transmissão comunitária da Covid-19 em todo o território nacional, ou seja, a origem da doença torna-se difícil de ser conhecida, o prefeito Artur Brito assinou neste domingo (22) novo decreto N°014/2020 para medidas temporárias e emergenciais de enfrentamento e prevenção de contágio pelo novo Coronavírus.

O decreto estabelece a presença de Barreiras Sanitárias, desde o dia 22 de março, como novas medidas de prevenção, em todas as entradas da cidade: Km11, Km 04 e Terminal Rodoviário. Nesses locais, haverá equipes de profissionais de órgão de Segurança (Polícia Militar do Estado do Pará e o Grupo Municipal de Apoio à Segurança Pública – Gamasp) e da Secretaria Muncipal de Saúde (Vigilância Sanitária), que estarão 24 horas, em fiscalização, por tempo indeterminado.

“A finalidade das barreiras é de acompanhar pessoas que estão vindo de fora, principalmente de países estrangeiros e de áreas preconizadas pelo Ministério da Saúde como áreas de riscos sobre o Coronavírus, como os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Pessoas dentro desse contexto, com sintomas da Covid-19 serão encaminhadas para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as que não apresentarem, receberão orientações para ficarem em isolamento domiciliar” disse o prefeito Artur Brito.