Para ampliar a cobertura vacinal em Tucuruí,  a Prefeitura de Tucuruí, por meio da Secretaria de Saúde, realizará a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. De 6 até 31 de agosto, todas as crianças de um ano até menores de cinco anos deverão ser vacinadas, sendo que no 18, acontece o dia D de Mobilização Nacional, onde todas as Unidades de Saúde estarão abertas durante todo o dia para que seja feita a imunização do público alvo.

Conforme explica Fábio Ulisses, secretário de Saúde, a população alvo da ação são as crianças de um ano ate quatro anos 11 meses e 29 dias, especificamente, conforme orientação do Ministério da Saúde.

O secretário lembra que é importante que os responsáveis compareçam nas Unidades de Saúde com suas crianças e contribuam para a saúde delas e para que a cidade se mantenha livre das doenças. “É uma campanha importante e a população deve participar”, enfatiza.

O sarampo é transmitido por secreções por meio da fala, tosse ou espirro. Os principais sintomas são febre alta, dor de garganta, coriza e irritação nos olhos.

Já a poliomielite é uma doença viral que se transmite através de alimentos e água contaminados. Os sintomas iniciais incluem febre, fadiga, dor de cabeça, vômitos, rigidez no pescoço e dor nos membros.

“A única maneira de imunizar crianças é por meio da vacinação. Desse modo, reforça-se a necessidade da realização da campanha contra a poliomielite e contra o sarampo”, alerta a coordenadora de Imunização, Genislane Perreira.

Desde o dia 23/7, o Pará antecipou a campanha contra a poliomielite e sarampo para a região oeste do estado devido à localização geográfica, próximo a Manaus (AM), que enfrenta um forte surto de sarampo.

Este ano, no Pará, já foram aplicadas 33.469 vacinas, que correspondem à primeira dose da tríplice viral (que protege contra sarampo, caxumba e rubéola), segundo informou a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa). Em relação à segunda dose da tríplice, já foram aplicadas 22.768 doses. Quanto à tetraviral foram aplicadas 23.402 doses. A meta para as vacinas (tríplice viral – duas doses – e tetraviral) é a mesma do calendário oficial de vacinação: mínimo de 95%.

Durante a campanha, as crianças de 1 a 5 anos de idade serão vacinadas com prioridade. Mas isso pode mudar caso aconteça um caso suspeito no município.

A Sespa esclareceu ainda que as vacinas contra o sarampo estão disponíveis o ano inteiro nas Unidades Básicas de Saúde, porque as doses de tríplice viral e tetraviral compõem o Calendário Oficial de Vacinação.

Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Tucuruí