Para promover melhores condições de trabalho para catadores e seus familiares, a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) em parceria com a Prefeitura de Tucuruí por meio da Secretaria e Assistência Social (Semas), entregou na manhã desta sexta-feira (14), 20 kits de equipamentos de proteção individual (EPI’s), estiveram presentes o secretário adjunto de Trabalho, Emprego e Renda, Miriquinho Batista, o prefeito Artur Brito e a secretária de Assistência Social Nazidely Pantoja.

Os EPIs protegem os catadores no ambiente de trabalho, ajudando a preservar a saúde, porque eles lidam diariamente com materiais tóxicos, que podem penetrar no organismo pela via respiratória ou pele.

Os trabalhadores que atuam no lixão de Tucuruí comemoram essa conquista que vem garantir segurança a saúde, no trabalho de coleta e reciclagem.

Pró-Catador – A ação integra o Projeto Pro-Catador Ativação Pará, que tem como principal objetivo fomentar os empreendimentos econômicos solidários e as redes de cooperação técnica da categoria de catadores e catadoras que fazem a coleta de resíduos sólidos e que será implementada em Tucuruí.

O secretário adjunto de Trabalho, Emprego e Renda, Miriquinho Batista, ressaltou a ampliação das ações do projeto em 2019. “Nós queremos implantar o programa em Tucuruí, pois o Pró-Catador não é um projeto qualquer, é sim inovador, nossa ideia é avançar em parceria com o Ministério Público, pois é uma ação coletiva. Além disso, queremos incluir uma política que passe por renda, capacitação e formação dos catadores”, adiantou.

O prefeito Artur Brito recepcionou o secretário Miriquinho Batista na quinta-feira (13), na oportunidade foi formatado o interesse da parceria para a implantação do Projeto Pro-Catador Ativação Pará. “Já nos colocamos a disposição da Seaster para a celebração de termo de cooperação técnica, e vamos realizar a entrega das EPI’s, possibilitando a garantia de maior segurança aos nossos trabalhadores que atuam na coleta e reciclagem em nosso aterro sanitário”, salientou o prefeito Artur Brito.