Intenção é desenvolver atividades e ações educativas para os idosos, sobretudo voltadas para prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida

As secretarias municipais da Criança e Ação Social, de Saúde e de Educação iniciaram ontem (21) o projeto Cidadania em Exercício que quer realizar ações de saúde e educação junto aos idosos do município para melhorar a qualidade de vida. A reunião de abertura dos trabalhos aconteceu na tarde de ontem no barracão do bairro São Sebastião e reuniu mais de cinquenta pessoas daquela comunidade.

Ao todo, o Projeto, que tem como público alvo idosos de toda a cidade, vai atender 400 pessoas, sendo só no bairro São Sebastião, 53 idosos.

A coordenadora do projeto, Dalva Araújo, explica que as atividades chegarão a 11 bairros da cidade. A ideia é desenvolver atividades e ações educativas para os idosos, sobretudo voltadas para prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida. “A intenção é proporcionar atividades de lazer, educação, cultura e saúde, inicialmente, aos idosos dos bairros São Sebastião, Luz e Liberdade, Nova Matinha, São Francisco, Paravoá, Jardim Paraíso, Getat, Nova Conquista, Vila Permanente, Serra Azul e Jardim Colorado, pelo menos duas vezes por mês”.

Conforme a secretária da Criança e Ação Social, Graciele Galvão, serão realizadas ações preventivas, assistenciais e educativas que ajudem a integrar os idosos. “Vamos levar para eles saúde, educação e descontração. Nossos idosos têm muito ainda a contribuir com a sociedade e é com essa ótica que damos início a este projeto”, observa Graciele.

A Secretaria de Saúde participa do projeto com o programa Adote um Sorriso, projeto da Coordenação de Odontologia, e que visa facilitar o acesso dos idosos às consultas de odontologia e práticas educativas de saúde bucal. “Esta é primeira vez que o implantamos esse projeto no município e a iniciativa privada também participa complementando os atendimentos”, explica o coordenador do Adote um Sorriso, Romulo Cuppari.

A presidente do bairro São Sebastião, elogiou a iniciativa da Prefeitura de Tucuruí e ressaltou que esta é a primeira vez esse que os moradores da comunidade estão recebendo este tipo de atendimento. “Nossos idosos estão amando e a Prefeitura tem dando 100% de apoio para que essas pessoas possam melhorar em diversos aspectos”, enfatizou.

Ao final da reunião a secretária da Criança e Ação Social, Graciele Galvão, e a adjunta da pasta, Nazidely Pantoja entregaram para os participantes as camisas do projeto.

Matheus Vale/Denis Aragão – Ascom Prefeitura de Tucuruí