Fé, gratidão e devoção marcaram a procissão do Círio de Tucuruí neste final de semana. Cerca de 80 mil pessoas foram às ruas para prestigiar a romaria fluvial, no sábado (7), e a procissão no domingo (8) de manhã. Com o objetivo maior de agradecer a uma graça ou o pagamento de uma promessa atendida, a conquista da tão sonhada casa própria, a cura de uma doença, a admissão em um emprego, a aprovação no vestibular, mais um ano a população católica do município demonstrou mais uma vez a fé do povo tucuruiense.

A tradicional missa campal celebrada padre Gilvan Manoel, aconteceu em frente a igreja de Nossa Senhora da Conceição, no tradicional bairro da Jaqueira e marcou o início da grande procissão, que saiu por volta das 10h e seguiu pelas principais ruas de Tucuruí. A berlinda de Nossa Senhora de Nazaré, toda enfeitada em tons de ouro e prata, emocionou milhares de pessoas durante o percurso.

No sábado, aconteceu o Círio Fluvial onde dezenas de embarcações saíram da Vila de Pederneiras rumo ao cais de Tucuruí. Cerca de 15 mil pessoas acompanharam a romaria fluvial.
O prefeito Artur Brito e a primeira dama Nazidely Pantoja participou da romaria fluvial e agradeceu a Nossa Senhora pelas conquistas e pediu as bênçãos e a proteção da “Mãezinha”.
A grande Festa de Nazaré foi um sucesso graças a parceria entre a Prefeitura de Tucuruí e a Paróquia de São José.

Por Denis Aragão

Fotos Marcos Medeiros