Para analisar e orientar os técnicos da secretaria de Educação e Cultura quanto aos procedimentos necessários para a regulamentação de pendências municipais junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), esteve em Tucuruí o Coordenador Geral de Programas Especiais, Júlio Cezar Viana. Ele reuniu com o Prefeito Artur Brito e a secretária Wanessa Zavarese para orientar o grupo de trabalho da formado por técnicos de várias secretarias da Prefeitura de Tucuruí.

Nos dias 20 e 21 de julho, o coordenador realizará visitas técnicas de trabalho com as equipes das secretarias de Educação e Cultura, de Planejamento, de Obras e com a Procuradoria do município.

Conforme explica a secretária Wanessa Zavarese, todas as ações do Plano de Ações Articuladas do município estão bloqueadas e esse apoio do técnico do FNDE é essencial para sanar esses problemas e ajustar as pendencias no sistema nacional. “Assim, podemos articular e sanar as restrições e retomar a construção das duas creches que são necessárias, além de implementar melhorias no transporte escolar e qualificar ainda mais os professores. Assim a educação volta a se desenvolver”, analisa a secretária.

Júlio César Viana, coordenador Geral de Programas e Projetos Especiais do FNDE, explica que as orientações são, principalmente, em relação a resolução do bloqueio do Plano de Ações Articuladas (PAR). O desbloqueio vai viabilização a liberação dos recursos previstos pelo Governo Federal para o atendimento das demandas das escolas da rede municipal de ensino de Tucuruí. “A discussão técnica sobre procedimentos de retomada das obras que estão em processo de execução e são o foco principal da visita. Assim que as pendencias estiverem sanadas, Tucuruí ficará apto novamente a receber os recursos e iniciar novas obras. Todos os projetos serão retomados em um curto prazo”, disse o coordenador.

O Prefeito Artur Brito disse que de imediato, serão desbloqueados os recursos para a construção de duas creches, uma na Vila Pioneira e outra no bairro Serra Azul. “Essa ajuda é importante para ajudar nossos técnicos a resolverem as pendencias para que possamos retomar as obras e ter acesso aos recursos e assim voltarmos a investir nas escolas da rede municipal. Essa força tarefa está trabalhando para que até setembro, todas as pendências sejam resolvidas”, explica o Prefeito.

Assessoria de comunicação | Prefeitura de Tucuruí