A prefeitura de Tucuruí através da Secretaria de Assistência Social realizou nos meses de abril e maio os cursos de manicure, pedicure, depilação e designer de sobrancelhas, para as moradoras do bairro Palmares II, em Tucuruí, que tiveram a oportunidade de se aprimorar para garantir uma nova opção de trabalho no mercado local.

A ação faz parte do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), do governo federal. As aulas, totalmente gratuitas e com materiais custeados pelo projeto, atenderam a 33 mulheres do bairro Palmares II.

Ao todo, a capacitação ofereceu 80 horas de teoria e prática. Nos módulos, que possibilitaram o aprendizado das práticas de manicure, pedicure, depilação e designer de sobrancelhas. Também foram proporcionados diálogos sobre mercado de trabalho e a necessidade da qualificação.

Na tarde do último dia 24, ocorreu a formatura da turma composta de 33 novas profissionais, que receberam seus certificados de conclusão das mãos da Secretária de Assistência Social Nazidely Pantoja e da secretária adjunta Michele Rodrigues.

Durante o curso, elas desenvolveram técnicas no desempenho da atividade a qual foram qualificadas. No momento da formatura a emoção foi grande pela coroação de um sonho que antes era impossível de ser realizado.

Para a secretária Nazidely Pantoja, a atividade informal movimenta a cidade, qualifica a população e aumenta a autoestima das participantes. “Percebemos grande adesão ao curso, já que o município tem muita abertura para as profissionais ora formadas. Aliamos a necessidade do mercado ao talento local”, afirmou.

O Acessuas Trabalho busca a autonomia das famílias beneficiárias de políticas de assistência social, com foco na integração ao mundo do trabalho. É voltado a pessoas em situação de vulnerabilidade, gerando o acesso a oportunidades de trabalho e emprego. Através da qualificação técnico-profissional, desenvolvimento de habilidades, monitoramento do percurso no acesso ao mercado de trabalho, os participantes são instruídos e têm a oportunidade de reinserção no ambiente profissional.