Para discutir e propor políticas públicas direcionadas às crianças e aos jovens do município, aconteceu na noite desta quarta-feira (26) a abertura da 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança de do Adolescente. A Conferência é promovida pela Prefeitura de Tucuruí, por meio da Secretaria de Assistência Social em parceria com o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e acontece ainda nesta quinta-feira 927) com diversas palestras.

Com o tema “Proteção integral, diversidade e enfrentamento das Violências” o evento tem como objetivo incentivar a participação nas discussões relacionadas à execução, avaliação e monitoramento de políticas públicas direcionadas as crianças e aos jovens do município, conforme explica Jonas Campos, presidente do CMDCA.

Helen Carla Gonçalves, coordenadora Conselho Tutelar, lembrou que a Conferência é importante, pois pode mobilizar crianças, adolescentes e a sociedade para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas. “Assim, fortalecemos as estratégias e ações de enfrentamento às violências no município”, frisou a conselheira.

Vanessa Zavarese, secretária de Educação e Cultura, que na oportunidade representou o Prefeito Artur Brito, explica que nos dois dias da Conferência, serão abordados temas relacionados aos direitos fundamentais e de proteção à criança e ao adolescente, saúde, alimentação, liberdade, respeito e dignidade, convivência familiar e comunitária, educação, cultura esporte e lazer, direito à profissionalização e proteção ao trabalho.

A secretária ressaltou que a gestão é parceira dos conselhos municipais. “Sabemos o quanto é importante o trabalho do CMDCA, e principalmente da estrutura familiar, para as garantias de direitos das crianças e dos adolescentes”, reiterou.

Grupos de trabalho serão formados para discussão, elaboração e apresentação de propostas além da escolha dos delegados para a etapa estadual.