Tem início nesta quarta-feira (23) a 11ª Conferência Municipal de Saúde. O evento será realizado até o dia 25, no salão de eventos do Tucuruí Shopping Center. Paralelamente, acontece ainda a 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde, cujo tema é “Direitos, conquistas e defesa de um SUS público de qualidade”. O evento, realizado pelo Conselho Municipal de Saúde e pela Secretaria Municipal de Saúde, que vai discutir dentre outros assuntos, a situação da estrutura de saúde no município, levantar problemas e propor soluções para melhorar a oferta de serviços para a comunidade.

O secretário municipal de Saúde, Adriando Melo, explica que a conferência é um momento para que a sociedade possa opinar e manifestar seus interesses aos órgãos públicos de saúde, sendo uma etapa fundamental para os próximos anos da gestão, já que serão discutidos pontos que irão compor o Plano Municipal de Saúde e o Plurianual.

O secretário explica que as Conferências são processos participativos em que a gestão do município e a sociedade formulam propostas para determinada políticas públicas. “A nossa intenção é debater e propor melhorias nos processos da saúde, além de escolher os delegados que representarão Tucuruí nas etapas estadual e nacional.

As Conferências são um espaço destinado a analisar os avanços e retrocessos na área de saúde, propondo diretrizes para formulação de políticas públicas. Os objetivos das Conferências são os de discutir a situação de saúde da população, analisar o resultado das ações e serviços prestados pela Secretaria de Saúde, aprovar diretrizes para as políticas de saúde e eleger os delegados para a Conferência Estadual de Saúde.

Já a Conferência em Vigilância em Saúde tem por objetivo a observação e análise permanente da situação de saúde destinadas a controlar riscos e danos à saúde da população.

Serviço

11ª Conferência Municipal de Saúde e 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde

De 23 a 25 de agosto no salão de eventos do Tucuruí Shopping Center.

Abertura dia 23/08, a partir das 18h.

Debates das 8h às 18h.