O prato mais conhecido e definido pelos moradores e turistas que já visitaram a cidade como a delícia de Tucuruí não poderia deixar de ser feito com peixe, o Tucunaré, abundante na região, e que tem uma forma especial de ser servido na cidade: assado dentro de um saco plástico.

A delícia típica de Tucuruí é preparada com limão, cebola, tomate, e pimenta de cheiro, fazendo com que o prato tenha um aroma especial.

Os restaurantes da cidade oferecem também o Tucunaré na folha de bananeira e banhado ao leite de coco. Outras combinações da culinária regional são um convite para o turista, como Pirarucu ao leite de castanha-do-Pará, acarí ao molho de tucupi e Filhote ao molho de camarão. São iguarias que ajudam a repor as energias de quem procura aproveitar todas as atrações que a cidade oferece durante as férias.

Além da diversidade de pratos, há também uma enorme quantidade de doces, sorvetes, licores e compotas feitas com as diversas frutas da região como o cupuaçu, o bacurí, o taperebá, o açaí, e inúmeras outras.