O Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Saúde de Tucuruí realizou a 12ª Conferência Municipal de Saúde. O objetivo foi discutir a atual situação da estrutura de saúde no município, apresentar os problemas e soluções para melhorar a oferta de serviços para a comunidade.

As plenárias de debates aconteceram durante todo o sábado (13) no salão de eventos Sabor dos Sonhos. Na sexta-feira (12), o prefeito Artur Brito acompanhado da primeira dama e secretária de Assistência Social, Nazidely Pantoja e da secretária de Saúde, Katiane Sarraf, participaram da solenidade de abertura do evento.

Após a cerimônia de abertura do evento, o prefeito Artur Brito entregou para a população uma ambulância nova e falou sobre a importância de direcionar os investimentos visando o bem estar da sociedade. “Nossa meta em propor melhorias e disponibilizar para a população uma saúde de qualidade vem sendo desenvolvida. Aos poucos vamos colocando as coisas no rumo certo e com o resultado das discussões nesta conferência, vamos saber a melhor maneira de aplicar os recursos”, avalia o prefeito.

A secretária de Saúde, Katiane Sarraf, falou que a Conferência é o momento certo para que a sociedade opine e manifeste seus interesses aos órgãos públicos de saúde. “É uma etapa fundamental para os próximos anos da gestão e o objetivo é discutir e propor melhorias para as políticas públicas de saúde do município”, pontuou a secretária.

Com o tema “Democracia e Saúde”, os delegados representantes da sociedade civil organizada, interagiram nos debates dentro dos eixos temáticos: Saúde como Direito, palestra feita por Rodrigo Cerqueira de Miranda; Consolidação do SUS, palestrante Renata Campos de Sousa Borges; Financiamento do SUS, palestrante Katiane Sarraf Daibes Marques; Democracia e a Participação Popular, palestrante Ana Gabriela Sabaa Srur de Andrade.

Durante a 12ª Conferência Municipal de Saúde, sociedade e agentes públicos analisaram os avanços e retrocessos na área de saúde e também aprovaram diretrizes para formulação de políticas públicas. “Com os diagnósticos da situação de saúde no município, vamos poder definir e realizar as ações e serviços que serão prestados pela Prefeitura de Tucuruí, por meio da Secretaria de Saúde”, explica Artur Brito.

As Conferências Municipais de Saúde são processos participativos em que a gestão do município e a sociedade formulam propostas para determinadas políticas públicas. “A nossa intenção é melhorar os processos de atendimento à saúde de nossa população”, declarou o prefeito.

Julio Pinheiro, presidente do Conselho Municipal de Saúde, observou que a Conferência foi uma etapa fundamental para os próximos anos da gestão e o objetivo foi alcançado, discutir e definir melhorias para as políticas públicas de saúde do município. “Nosso objetivo de traçar políticas públicas para promoção, proteção e recuperação de saúde, foi consolidado, assim a partir das resoluções aprovadas nesta Conferência podemos contribuir no processo de gestão do Sistema Único de Saúde”, falou o presidente do Conselho de Saúde.