EDUCAÇÃO DE TUCURUÍ REALIZA A 15° EDIÇÃO DOS JOGOS ESTUDANTIS INFANTIS TUCURUIENSES

440

Ocorreu nesta segunda-feira (04), no Ginásio Poliesportivo Esmaelino Ponte, a abertura dos Jogos Estudantis Infantis Tucuruienses (JETS), que reuniu estudantes do ensino infantil da rede municipal e particular do município. Os jogos são realizados pela Prefeitura Municipal de Tucuruí, por meio das secretarias de educação, juventude e esporte, saúde e assistência social e apoio a segurança.

“O objetivo dos jogos escolares é fazer a integração entre o esporte e o processo pedagógico, é um dos momentos mais esperados do ano pelos alunos. Fazemos essa integração entre eles para que eles possam interagir e realizar atividades físicas pensando na saúde também” declarou Roberval de Marco, secretário de educação do município.

A abertura dos JETS foi bastante descontraída. Contou com a presença de professores e pais de alunos e começou a partir das oito horas da manhã com muita música, sorrisos e gargalhadas da garotada, que entraram na quadra do Ginásio Poliesportivo a partir das nove da manhã, quando o cerimonialista passou a chamar as escolas participantes do evento para, em equipe, desfilarem pelo espaço. Momentos simbólicos marcaram a manhã, como o acender da tocha, que foi passada por representantes de algumas escolas.

“”Os JETS acontecem há 15 anos e envolvem 39 escolas, tanto da rede pública quanto particular do ensino infantil, totalizando cerca de cinco mil alunos ao todo, é um momento de socialização entre os alunos e toda a equipe pedagógica das escolas, além da presença dos pais e responsáveis” explicou Devanilde Ranieri, coordenadora de educação física de Tucuruí.

Os JETS seguem durante esta semana, com as modalidades sendo realizadas no ginásio e em cinco polos escolares. O evento encerra no dia nove de novembro, com a entrega das medalhas aos vencedores das competições, a partir das dez horas da manhã, e contará com a presença das autoridades locais.