Educação Inclusiva nos IX Jogos Paradesportivos

817

A alegria tomou conta da quadra da EMEIF Zolima Tenório, no bairro do Paravoá, na manhã desta terça-feira, 12. O espaço foi o cenário da abertura dos IX Jogos Paradesportivos do município de Tucuruí. O objetivo da competição é promover, por meio da prática de esportes adaptados, a inclusão social de 400 alunos com deficiência matriculados regularmente na rede pública de ensino do município.

A professora Devanilde Ranieri, coordenadora dos jogos, destacou a importância do evento para a vida dos alunos. “Os Jogos são necessários para todas as crianças da nossa região. Esse dia ficará marcado para sempre na memória e no coração dos estudantes”.

A prática esportiva é o ambiente que mais inclui o aluno com deficiência nas escolas públicas de Tucuruí. Segundo a professora Elizabeth Mendes, diretora da EMEF Odinéia Leite Caminha, as atividades favorecem a inclusão social por conta das habilidades que os estudantes desenvolvem ao longo do ano. O atletismo e o futsal estão entre as modalidades com maior volume de participação dos estudantes.

Os Jogos Paradesportivos envolvem os alunos com deficiências auditivas, físicas e mentais. A programação de abertura do evento reuniu os pais ou responsáveis e o corpo pedagógico das escolas participantes. A alegria marcou o desfile das delegações e a emoção tomou conta do ginásio durante a execução do Hino Nacional Brasileiro.

A dona de casa Marluce Raiol, que acompanhou a filha Bruna na programação de abertura, ressaltou a relevância dos Jogos Paradesportivos na vida da estudante. “Hoje com o ParaJets a gente percebe que os estudantes procuram mostrar as suas aptidões. Esse momento irá contribuir para o desenvolvimento de cada criança aqui presente. Agradeço o apoio da Prefeitura para realização desse evento”, disse.

Os Jogos seguem até esta quarta-feira, 13, na quadra da escola Zolima Tenório. As disputas mais esperadas são de Goalboal, Vôlei Sentado, Corrida de Cadeira, Cabo de Guerra, Slikeline, Futebol Cooperativo e o Estoura Balão.