Tucuruí foi representada na Cerimônia Regional de Premiação da 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas por meio do Medalhista de Prata Thomas Eduardo Souza Miranda, aluno do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Francisco de Assis Rios.

A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e pelo Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, cujo objetivo consiste em estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, iniciativa adotada pelo Ministério da Educação e Cultura desde 2005.

O evento que premiou os alunos destaques da OBMEP-2017 ocorreu na cidade de Marabá, sob a organização da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Unidade I.

Vários municípios compareceram à solenidade e, por sua vez, a Prefeitura de Tucuruí, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, oportunizou a ida do medalhista acompanhado da sua mãe, do diretor da escola, Deusimar Lacerda, e do diretor de ensino, Adonias Oliveira.

A SEMEC parabeniza a comunidade escolar, a família e principalmente o desempenho do aluno nesta competição, afinal, no nível I (6º e 7º ano) apenas 6 alunos levaram medalha de prata em todo o Pará, dos quais quatro são da capital e duas do interior, o aluno de Tucuruí e outra de Ulianopolis.

Em 2018, Thomas foi à 2ª fase da 14ª OBMEP. Enchendo de orgulho familiares e professores pelo destaque da premiação pela Medalha de Bronze na 14ª OBMEP.

A SEMEC parabeniza à equipe pedagógica e gestora da Escola, seus familiares e especialmente ao empenho do aluno nesta importante competição de aprendizagem.