GUIA RÁPIDO DE SERVIÇOS

Como Chegar

Saindo de Belém, o acesso ao município é feito pela rodovia BR-316. Seguindo pela Alça Viária até a PA-150. A viagem passa pelos municípios de Moju, Tailândia, chegando em Goianésia do Pará, basta pegar a PA-263. O trajeto pode ser feito em carro particular podendo ser feito ainda nas linhas regulares e diárias de ônibus.

Visita a Usina Hidrelétrica

As visitas podem ser agendadas previamente pelos telefones 94-3778-2522. Podem ser agendadas pessoalmente no Centro Cultural da Eletrobras Eletronorte, na Vila Residencial Permanente. As visitas acontecem de segunda a sexta-feira. São gratuitas e feitas nos veículos da Empresa.

Passeios no Rio

Para passeios no Rio Tocantins é possível alugar lanchas ou barcos no cais da cidade. Do flutuante aportado no cais, dá para sair para conhecer as praias de rio. Já para passeio no lago ou para conhecer uma das mais de 1.700 ilhas, é preciso contratar os barcos ancorados no porto do Km 11, ou na Aseel Náutica, que possui porto próprio.

 Conhecer a cidade

Passear pelo centro comercial de Tucuruí, no Shopping, bairros, cais da cidade, Feira Municipal, praias do Rio Tocantins são boas alternativas. Ainda tem a Vila Permanente que vale apena ser conhecida por sua boa infraestrutura e uma excelente vista do Lago e da Usina Hidrelétrica. É possível visitar a velha locomotiva Belém, no Centro Cultural.

A usina
Tucuruí tem um shopping com diversas lojas e cinemas, um centro comercial e, a partir das mudanças ocasionadas pelas obras da Usina, os turistas também podem apreciar uma das mais belas vistas da cidade, as das eclusas da UHE.

Atualmente, o turista pode fazer três tipos de visitas a usina: turística, panorâmica e técnica, todas com possibilidade de adequação ao objetivo do grupo de visitantes. O vertedouro de Tucuruí, utilizado para escoar a água em excesso que chega ao reservatório durante o período de chuvas, é considerado um espetáculo visual impressionante, mas que só acontece nos primeiros meses do ano.

Ilhas artificiais
Ao se barrar o rio Tocantins, foi criado um novo ecossistema na região: um imenso lago artificial, composto por diversas ilhas e uma rica diversidade de fauna e flora amazônicas. O Lago de Tucuruí é um dos resultados desse processo de barramento do rio. Conhecido por sua beleza exuberante, o lago artificial permite uma vista encantadora do pôr-do-sol. Além de passeios regionais de barco, é possível conhecer as praias que possibilitam a visão de 100% da Usina Hidrelétrica, rio abaixo do leito do Tocantins. O maior atrativo da cidade são as ilhas.

Culinária
O prato mais conhecido e definido pelos moradores e turistas que já visitaram a cidade como a delícia de Tucuruí não poderia deixar de ser feito com peixe, o Tucunaré, abundante na região, e que tem uma forma especial de ser servido na cidade: assado dentro de um saco plástico.

A delícia típica de Tucuruí é preparada com limão, cebola, tomate, e pimenta de cheiro, fazendo com que o prato tenha um aroma especial.

Os restaurantes da cidade oferecem também o Tucunaré na folha de bananeira e banhado ao leite de coco. Outras combinações da culinária regional são um convite para o turista, como Pirarucu ao leite de castanha-do-Pará, acarí ao molho de tucupi e Filhote ao molho de camarão. São iguarias que ajudam a repor as energias de quem procura aproveitar todas as atrações que a cidade oferece durante as férias.

Além da diversidade de pratos, há também uma enorme quantidade de doces, sorvetes, licores e compotas feitas com as diversas frutas da região como o cupuaçu, o bacurí, o taperebá, o açaí, e inúmeras outras.