Projeto de piscicultura será retomado pela atual gestão e o prefeito Bena Navegantes

Passo decisivo para transformar Tucuruí em referência na produção de pescado na região acontece nesta sexta-feira (9) com a presença do ministro Helder Barbalho.

Um passo importante para a implantação do Polo Industrial de Aquicultura de Tucuruí será dado nesta sexta-feira (9). Com a presença do Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, o prefeito Bena Navegantes vai assinar o Protocolo de Intenção para a Criação do tão sonhado Polo. A cerimônia acontecerá às 9h no ginásio Ismaelino Pontes e na oportunidade será assinada ainda a Ordem de Serviços para Construção de Pontes no município.

Passado mais de 10 anos esquecido, o projeto de piscicultura será retomado pela atual gestão e o prefeito Bena Navegantes vem realizado diversas reuniões e formalizando parcerias para que o projeto seja implementado.

A intenção é fomentar toda a estrutura necessária para o aproveitamento e beneficiamento do pescado do Lago de Tucuruí, fomentando no município toda a cadeia produtiva do pescado com laboratório de alevinos, criação em tanque-rede, em tanque escavado, fábrica de ração, frigorífico onde o peixe será filetado, fábrica de gelo, caminhão frigorífico e toda a estrutura necessária para consolidar a região como importante polo piscicultor na região Norte.

Para que o projeto saia enfim do papel, a Prefeitura já iniciou a limpeza da área onde foram realizadas as obras de construção dos tanques escavados. A área do polo pesqueiro fica às margens do Lago de Tucuruí, às proximidades do aeroporto. Quando entrar em atividade, o Polo fará com que Tucuruí faça parte da rota dos municípios com grande potencial de produção de pescado, trazendo mais geração de emprego e renda.

Com o apoio necessário para o desenvolvimento da piscicultura na região do lago, cerca de 35 mil famílias serão beneficiadas pelo projeto, encabeçado pela Prefeitura de Tucuruí. Quando instalado, o polo vai beneficiar os municípios de Tucuruí, Breu Branco, Goianésia do Pará, Jacundá, Nova Ipixuna, Itupiranga e Novo Repartimento.

Serviço

Cerimônia assinatura do Protocolo de Intenção para criação do Polo Industrial de Aquicultura de Tucuruí e Ordem de Serviços para Construção de Pontes no município. 

Dia 9 de março de 2018 (sexta-feira)

Às 9h no Ginásio Poliesportivo Ismaelino Pontes