Professores do município de Tucuruí participaram hoje (28) do início das atividades de formação do Programa Mais Alfabetização. O objetivo é fortalecer e apoiar as escolas no processo de alfabetização dos estudantes de todas as turmas do primeiro e segundo anos do ensino fundamental.

Conforme Karine Barbalho Alves de Souza, coordenadora do Ensino Fundamental, as principais ações estão a garantia do assistente de alfabetização ao professor em sala. A expectativa é atender todos os estudantes do ensino fundamental do município.

Expectativa é atender todos os estudantes do ensino fundamental do município

No Mais Alfabetização, todo professor regente contará com o apoio de um assistente de alfabetização para o desenvolvimento de atividades pedagógicas. Haverá apoio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), com recursos específicos para a contratação desses assistentes e para a realização de atividades voltadas para as turmas de primeiro e segundo anos do ensino fundamental.

A formação será focada no protagonismo para as redes, centrada na prática e realizada em serviço. A formação continuada de professores regentes contemplará também mestrado profissional em alfabetização e didática aplicada, com foco na alfabetização e gestão da aprendizagem.

No caso dos assistentes de alfabetização, serão realizadas oficinas com foco na alfabetização e gestão da aprendizagem. Gestores das escolas e equipes técnicas também serão capacitados. A capacitação é uma ação da Prefeitura de Tucuruí, por meio da Secretaria de Educação.

Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Tucuruí