Milhares de devotos foram às ruas do município, no domingo (14) de manhã, para prestigiar a grande romaria do Círio de Tucuruí. A Prefeitura de Tucuruí colaborou com a realização da grande manifestação de fé, proporcionando apoio, segurança e infraestrutura para o evento.

Na tarde de sábado (13), centenas de fiéis cortejaram a imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelas ruas do município dando início ao translado da Virgem de Nazaré que culminou na grande romaria no domingo.

Carros, motos, ciclistas e atletas acompanharam a imagem que saiu da igreja Santa Rita de Cássia, na Vila Permanente, rumo à comunidade de Pederneiras, de onde centenas de devotos em dezenas de embarcações acompanharam a Mãezinha pelo rio Tocantins até o Cais onde uma multidão recepcionou a Santa Padroeira que foi conduzida até a igreja de Nossa Senhora da Conceição.

A tradicional missa campal celebrada padre Gilvan Manoel, aconteceu em frente à igreja de Nossa Senhora da Conceição, no tradicional bairro da Jaqueira e marcou o início da grande procissão, que saiu por volta das 9h e seguiu pelas principais ruas de Tucuruí.

Junto a Berlinda, milhares de pessoas acompanharam a procissão para agradecer a uma graça ou o pagamento de uma promessa atendida.

Mesmo o Círio de Tucuruí, sendo realizado no mesmo dia em que se realiza a procissão de Nazaré em Belém, anualmente o número de fiéis e romeiros vem aumentando. Contudo, para 2019, a ideia é realizar a procissão antes ou depois da programação do Círio de Belém.

Conforme Padre Gilvan, a festa religiosa é a coroação do povo católico, mas a cada ano, cada vez mais as demais denominações religiosas participam apoiando os romeiros com a distribuição de água e lanche. “Isso sim é estar em comunhão com os princípios da igreja. Esse é o papel do povo de Deus”, analisa o pároco.