Operação de Coleta de Entulho e limpeza de ruas avança no bairro da Matinha

     

Desde as primeiras horas desta quarta-feira (17), atendendo aos pedidos da população e da associação dos moradores, e seguindo o calendário semestral de coleta de entulho nos bairros, está realizando um grande mutirão da limpeza em todas as ruas do bairro da Matinha.

A população recebeu de braços abertos os colaboradores da Prefeitura, que por meio da Secretaria de Obras e do Departamento de Serviços Urbanos está realizando a limpeza geral do bairro.

Uma ação que vem se repetindo em toda a cidade, levando os serviços necessários aos moradores.

É com a união de todos que teremos uma cidade mais linda e limpa.

Feira Popular do Peixe Vivo começa hoje em diversos bairros de Tucuruí

A Prefeitura de Tucuruí por intermédio das Secretarias de Desenvolvimento Rural e de Desenvolvimento Econômico estará realizando a partir desta quarta-feira (17) até a sexta-feira (19) no horário das 08:00 as 13:00 h, a Feira Popular de Peixe Vivo que tradicionalmente ocorre em diversos pontos da cidade durante a Semana Santa em função a grande procura de pescado.

Para beneficiar diretamente a população as Secretarias de Desenvolvimento Rural e Econômico estão possibilitando que os produtores de pescado do município comercializem suas produções diretas ao consumidor, colocando à disposição diversos locais de vendas, com isso, a população terá o aumento na oferta do peixe, e em consequência a diminuição do valor ao consumidor final.

A expectativa dos organizadores, que juntamente com a parceria dos produtores de pescado da cidade: Francisco Brandão, Gilberto Vaz, Geraldo Aguiar, Peixaria do Carlim e Colônia de Pescadores, é que seja comercializada 10 tonelada de pescado durante a realização da feira. Os preços acordados com os produtores locais são de R$ 10,00 o quilo do Tambaqui e R$ 12,00 o quilo da Matrinchã (Piabanha) e Piauaçu.

Os pontos de vendas são: Matinha – Mercado da Matinha; Rotatória do Detran; Em frente ao Cemitério Jardim da Saudade; Lauro Sodré na Feira do Produtor Rural e na Praça da Bandeira (Avenida 31 de Março), além do pescado será colocado a venda um mix de frutos do mar.

Programação alusiva ao dia do Índio visa à integração da Cultura indígena

      

A Prefeitura de Tucuruí por meio da Secretaria de Educação e Cultura vem realizando uma programação especial alusiva ao Dia do Índio, que teve início na última sexta-feira (12), onde a população teve a oportunidade de presenciar uma mostra cultural na sede da Secretaria, oportunizando a integração da cultura indígena com a rede pública de educação, na oportunidade a etnia Assurini do Trocará realizou apresentações de danças, exposição de artesanatos e pinturas corporais.

Os estudantes participantes receberam orientação dos professores indígenas da Escola Wararaawa Assurini, sobre a característica das apresentações; como a Dança do Mingau e a Dança da Onça.

A cultura Assurini está sendo apresentada também no âmbito escolar, pois os alunos da etnia têm aulas tanto na língua nativa quanto na língua portuguesa, onde a cultura contínua sendo preservada e passada de geração a geração.

Desde o ano de 2010 quando entrou em vigor o Decreto Lei nº 7.387, que reconheceu a nível nacional através do Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e o MinC – Ministério da Cultura, a língua indígena Assurini como referência Cultural Brasileira, pertencente ao tronco Tupi, da família linguística Tupi-Guarani, cujos falantes habitam a Terra Indígena Trocará, localizada às margens do rio Tocantins, em Tucuruí.

Durante os dias 15 a 17/04, uma extensa programação será realizada na Aldeia Assurini alusiva ao Dia do Índio que será comemorado na próxima sexta-feira (19/04).

Vacinação contra vírus da influenza começa nesta segunda-feira (15) em todos as unidades de saúde de Tucuruí

A Prefeitura de Tucuruí por meio da Secretaria de Saúde dará início nesta segunda-feira (15) em todas as unidades de saúde do município na 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza, uma estratégia do Ministério da Saúde para diminuir o impacto da gripe em todo o país. A imunização ocorre até o dia 31 de maio, e no dia 4 de maio (sábado) acontece o dia D da mobilização nacional, considerado a data mais importante de mobilização nacional.
Serão vacinadas as pessoas com 60 anos ou mais, crianças menores 6 anos de idade (faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, indígenas, grupo portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, além de detentos e os funcionários do sistema prisional.
A meta do Ministério da Saúde, é vacinar 90% de cada um dos grupos prioritários em 2019. Em 2018 a Prefeitura de Tucuruí atingiu todas as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde.
A coordenadora de Imunização, Genislane Ferreira, explica que a campanha ocorre anualmente, sendo um dos meios de prevenir a doença causada pelo vírus influenza e suas complicações. A vacinação é importante por apresentar um impacto indireto na diminuição das internações hospitalares, da mortalidade evitável e dos gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias.
Medidas de prevenção – Lavar as mãos com água e sabão com frequência é a principal recomendação para prevenir a gripe. Isso porque as mãos são um importante veículo de transmissão do vírus da gripe, como a influenza. É importante evitar tocar os olhos, boca e nariz após o contato com essas superfícies até lavar as mãos, outras recomendações são: evitar compartilhar objetos de uso pessoal e permanecer em ambientes sem ventilação e com aglomeração de pessoas.

Democracia, investimentos e diretrizes para a Saúde foram temas da Conferência

    O Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Saúde de Tucuruí realizou a 12ª Conferência Municipal de Saúde. O objetivo foi discutir a atual situação da estrutura de saúde no município, apresentar os problemas e soluções para melhorar a oferta de serviços para a comunidade.

As plenárias de debates aconteceram durante todo o sábado (13) no salão de eventos Sabor dos Sonhos. Na sexta-feira (12), o prefeito Artur Brito acompanhado da primeira dama e secretária de Assistência Social, Nazidely Pantoja e da secretária de Saúde, Katiane Sarraf, participaram da solenidade de abertura do evento.

Após a cerimônia de abertura do evento, o prefeito Artur Brito entregou para a população uma ambulância nova e falou sobre a importância de direcionar os investimentos visando o bem estar da sociedade. “Nossa meta em propor melhorias e disponibilizar para a população uma saúde de qualidade vem sendo desenvolvida. Aos poucos vamos colocando as coisas no rumo certo e com o resultado das discussões nesta conferência, vamos saber a melhor maneira de aplicar os recursos”, avalia o prefeito.

A secretária de Saúde, Katiane Sarraf, falou que a Conferência é o momento certo para que a sociedade opine e manifeste seus interesses aos órgãos públicos de saúde. “É uma etapa fundamental para os próximos anos da gestão e o objetivo é discutir e propor melhorias para as políticas públicas de saúde do município”, pontuou a secretária.

Com o tema “Democracia e Saúde”, os delegados representantes da sociedade civil organizada, interagiram nos debates dentro dos eixos temáticos: Saúde como Direito, palestra feita por Rodrigo Cerqueira de Miranda; Consolidação do SUS, palestrante Renata Campos de Sousa Borges; Financiamento do SUS, palestrante Katiane Sarraf Daibes Marques; Democracia e a Participação Popular, palestrante Ana Gabriela Sabaa Srur de Andrade.

Durante a 12ª Conferência Municipal de Saúde, sociedade e agentes públicos analisaram os avanços e retrocessos na área de saúde e também aprovaram diretrizes para formulação de políticas públicas. “Com os diagnósticos da situação de saúde no município, vamos poder definir e realizar as ações e serviços que serão prestados pela Prefeitura de Tucuruí, por meio da Secretaria de Saúde”, explica Artur Brito.

As Conferências Municipais de Saúde são processos participativos em que a gestão do município e a sociedade formulam propostas para determinadas políticas públicas. “A nossa intenção é melhorar os processos de atendimento à saúde de nossa população”, declarou o prefeito.

Julio Pinheiro, presidente do Conselho Municipal de Saúde, observou que a Conferência foi uma etapa fundamental para os próximos anos da gestão e o objetivo foi alcançado, discutir e definir melhorias para as políticas públicas de saúde do município. “Nosso objetivo de traçar políticas públicas para promoção, proteção e recuperação de saúde, foi consolidado, assim a partir das resoluções aprovadas nesta Conferência podemos contribuir no processo de gestão do Sistema Único de Saúde”, falou o presidente do Conselho de Saúde.

Coleta de entulhos avança em todas as ruas do Getat

 

A Secretaria de Obras por meio do Departamento de Serviços Urbanos vem intensificando o recolhimento de entulhos nas ruas do bairro do Getat. A previsão para a conclusão dos serviços em sua totalidade é nesta terça-feira (16), segundo o diretor de Serviços Urbanos Tiago Canãa “as chuvas causam muitos transtornos para a realização dos serviços, e não estamos limpando apenas uma ou duas ruas, e sim todas as ruas dos bairros, a exemplo, o bairro do Getat, o maior bairro em extensão e em números de moradores, que estava tomado pelos resíduos de entulhos de limpezas de terrenos, móveis que foram descartados, restos de matérias de construção e muitas podas de árvores, já recolhemos milhares de toneladas de entulho e os serviços não param”.
A prefeitura sensibiliza aos moradores que neste círculo de 60 dias, onde os serviços serão realizados em outros bairros, a população fique atenta e evite colocar seus entulhos na via pública, pois neste período de chuvas os acúmulos de entulhos ocasionam focos de criatórios dos mosquitos transmissores de doenças. Uma cidade limpa e organizada é possível com a união de todos.

Prefeitura de Tucuruí
Cidade limpa, cidade feliz!

Equipe do Projeto “Informar para Salvar e os Direitos Preservar” realiza primeira reunião de trabalho

“Informar para Salvar e os Direitos Preservar” surge para capacitar os profissionais da área de educação sendo uma forma de tornar a apuração e punibilidade dos crimes mais viável, e garantir que a dignidade sexual de crianças e adolescentes seja preservada.

E na última sexta-feira (12), aconteceu a primeira roda de conversa com os profissionais das Escolas Infantil Hilda da Silva Damasceno e da Creche Pequeno Príncipe.

O tema abordado foi à cerca do combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes e como identificar os sinais e sintomas do abuso sexual infantil, a fim de propiciar a junção comunidade – polícia – justiça.

Participaram da reunião de trabalho, os profissionais da Creche Pequeno Príncipe e da Escola Hilda Damasceno, onde foi realizado o encontro, que contou com a participação das entidades envolvidas: Propaz, Secretarias de Educação e Cultura e de Assistência Social, CREAS, CRAS, NASF e Conselho Tutelar, que juntamente com a Delegada titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e Adolescente – DEACA, Luíza Moema, tiveram a oportunidade de interagir e conhecer mais a fundo o assunto e tirar as dúvidas.

Durante o encontro foi possível ouvir depoimentos marcantes, que possibilitaram a maior integração do grupo e como identificar os sinais e sintomas do abuso sexual infantil.

Após reuniões com Associações Comunitários e representantes de bairros prefeito Artur Brito anuncia “Mobilização nos Bairros”

    

Durante todo o dia desta sexta-feira (12), diversas Associações de bairros e lideranças comunitárias foram recebidas em reuniões com o prefeito Artur Brito, uma ação coordenada pelo Departamento de Relações Comunitárias que tem a frente Mary Leal, possibilitou a apresentação das demandas da população de cada bairro diretamente ao chefe do poder executivo.

Muitas das reivindicações foram imediatamente atendidas e direcionadas a cada uma das secretarias responsáveis e outros pedidos serão analisados através de levantamento técnico e de viabilidade orçamentaria para o atendimento.

O prefeito Artur Brito atenciosamente ouviu ao clamor de cada um dos representantes de bairros e de associações, e dentro do possível atendeu os pedidos, “muitas das demandas das lideranças comunitárias são na área de infraestrutura, como: manutenção de estradas vicinais, operação tapa buraco, serviços de drenagem, terraplanagem, limpeza de ruas e coleta de entulhos, bem como a reposição de luminárias públicas”, assumimos o compromisso de atender dentro do cronograma das secretarias estes pedidos, “sabemos que muitos são os problemas em nossa cidade, mais com muita perseverança e força de vontade, vamos levar os serviços da prefeitura mais próximo a cada morador”, afirmou o prefeito.

Ao final de todas as reuniões com as comunidades o prefeito Artur Brito anunciou uma grande “mobilização das secretarias de governo”, que unidas, “faremos ações comunitárias semanalmente em todos os bairros de nossa cidade”, sendo uma forma coesa de levar assistência e orientação a saúde, acompanhamento educacional, além de serviços emergências em infraestrutura, como: poda de árvores, capina, roçagem, coleta de entulhos, manutenção do sistema de distribuição de água e de luminárias públicas, além da operação tapa buraco, “sabemos que será uma tarefa árdua, mais já estamos acostumados a enfrentar as dificuldades, e é com fé em Deus e com o apoio do povo que seremos novamente coroados com êxito e a população será a maior beneficiada com todos estes serviços que vão ser propiciados pela Prefeitura de Tucuruí”, reafirmou Artur Brito.

Defesa Civil em alerta para atender possíveis inundações na Matinha

A Prefeitura de Tucuruí através do Departamento de Defesa Civil intensificou as ações preventivas em função do boletim divulgado pela Eletronorte, que prevê para esta quinta-feira (11) a elevação no nível das águas do Rio Tocantins, que deve ultrapassar a cota de alerta.
Uma força tarefa formada por diversas secretarias e coordenada pela Defesa Civil já tomaram todas as providências necessárias para a imediata mobilização para um abrigo provisório das famílias que por ventura sejam atingidas no bairro da Matinha com o crescimento das águas do Rio Tocantins.
A Defesa Civil Municipal esteve no bairro e orientou os moradores do risco de inundação das residências, que poderá ocorrer nas próximas horas em função do aumento do fluxo de água que está sendo liberado no vertedouro da UHE Tucuruí, para a manutenção do limite máximo da cota de 74 metros à montante.
As equipes estão de prontidão para o atendimento emergencial as famílias que ainda não deixaram suas casas, e conta com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar que também pode ser acionado através do telefone 193.

Se ligue no calendário de Coleta de Entulhos: Getat, Matinha e o entorno da Feira Municipal

Abril mês de coleta de entulhos em todas as ruas dos bairros do Getat e Matinha, além do entorno da Feira Municipal.
A Prefeitura de Tucuruí está fazendo o seu trabalho, agora vamos unidos manter a limpeza de nossas ruas, pois uma cidade limpa e organizada só é possível com a colaboração de todos.

Prefeitura de Tucuruí
Cidade limpa, cidade linda!