Tucuruí dá inicio a implantação do Conselho Municipal de Turismo

Para fomentar a atividade e explorar os potenciais turísticos no município de Tucuruí e na Região do Lago, representantes de instituições governamentais, empresariais e da sociedade civil participaram de uma reunião nesta quarta-feira (19) no prédio da Associação Comercial e Industrial de Tucuruí (ACIT). Na pauta, a criação do Conselho Municipal de Turismo, que vai servir de propulsor do turismo e possibilitar a geração de emprego e renda.

A iniciativa é um esforço da Prefeitura de Tucuruí, por meio por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico e o Departamento de Turismo, para formatar as diretrizes do turismo local.

Conforme explica Hernandes Vaz, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, o Conselho é formado por órgãos governamentais e não governamentais e é fundamental para o planejamento participativo nas gestões locais, sendo constituído como um fórum deliberativo no tema turismo.

A reunião serviu como primeiro passo para a formação do Conselho. Quando implantado, o órgão vai servir de ferramenta para que os agentes envolvidos possam realizar as atividades necessárias, junto ao poder público, para implantar e desenvolver um projeto sustentável em turismo no município.

Novas reuniões acontecerão com o intuito de consolidar parcerias e proporcionar o envolvimento e o comprometimento dos mais variados setores sócio-econômicos do município no fomento da atividade turística.

Prefeitura e Senar qualificam em Turismo 90 novos profissionais

Nesta quarta-feira (19) aconteceu a cerimônia de certificação de mais 90 profissionais pelo Curso de Qualificação do Turismo. Realizado pela parceria entre a Prefeitura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a capacitação qualificou garçons, camareiras, profissionais em panificação e recepcionistas que agora estão mais preparados para atender ao público.

A Prefeitura desenvolve a qualificação por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico e o Departamento de Turismo.

Hernandes Vaz, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, enalteceu o esforço de todos os envolvidos em qualificar a mão de obra local. Para ele, a qualificação é importante para que no futuro, novos investimentos sejam atraídos para Tucuruí fortalecendo a área de turismo porque são esses profissionais que farão o primeiro atendimento de empresários, investidores e visitantes de todos os cantos que virão conhecer os potenciais de Tucuruí e Região.

Michele Van Der Lan, diretora de Turismo, disse que esta é uma etapa do planejamento de regulamentar o turismo no município. A qualificação é o primeiro passo para fomentar o turismo e o departamento está detectando as oportunidades de negócios e atrativos.

O Prefeito Artur Brito participou da cerimônia e destacou que a qualificação dos profissionais vai para melhorar o atendimento nas principais bases da economia para desenvolver o Turismo na região. “Essa é a lógica que estamos empenhados em formatar para que Tucuruí possa se desenvolver”, declara o Prefeito.

Tucuruí inicia Semana Nacional do Trânsito

A Prefeitura de Tucuruí, por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Transporte Tucuruí (CTTUC), promove a partir desta terça-feira (18) a Semana Nacional do Trânsito. A abertura oficial da Semana aconteceu no auditório do Centro de Esporte Unificado (CEUS) e reuniu autoridades, lideranças e representantes de secretarias e de entidades, além do Detran, das polícias Civil e Militar e Samu 192.

Carlos Alberto, diretor da CTTUC diz que a intenção é orientar pedestres, ciclistas e condutores para que sejam atores capazes de melhorar o trânsito nas ruas do município. “O objetivo principal é sensibilizar a população sobre a responsabilidade de cada um no trânsito”.

A Semana Nacional de Trânsito é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Este ano o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu como tema a ser trabalhado pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito e pela comunidade “Nós somos o trânsito”, tema que acompanha a evolução das ações de campanha de educação de trânsito do Denatran de anos anteriores, e acompanha as ações da “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020”.

O objetivo é envolver diretamente a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

Adriando Mello, secretário de Governo, observa que a Semana Nacional do Trânsito não é uma ação isolada e que soma com todas as outras que são desenvolvidas pela Prefeitura durante o ano inteiro. Ele avalia que é preciso focar no desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir com segurança, daí a importância de ações de conscientização.

Hoje, 70% dos atendimentos no serviço do SAMU 192 são resultantes de acidentes de trânsito sendo as motos a principal fonte destes acidentes. Uma mudança de hábito por meio da conscientização é fundamental para reduzir principalmente os custos do município com traumatologia e tratamento fora de domicílio (TFD).

AÇÕES

Diversas atividades de conscientização nas escolas, vias e junto às comunidades serão realizadas pela Companhia de Trânsito em parceria com órgão como o Detran e Polícia Militar  até o dia 25 de setembro. “Vamos levar sempre o recado de que se cada um fizer a sua parte, poderemos transitar nas vias com segurança e confiança”, declara o diretor da CTTUC.

Fórum Municipal de Socioeconomia é implantado em Tucuruí

Tucuruí é a sede do Fórum Municipal de Socioeconomia, que faz parte do projeto “Política Estadual de Socioeconomia, Governança Pública Compartilhada e Planejamento Estratégico Situacional”. O Fórum, que é uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) em conjunto com o Governo do Estado e Prefeituras, foi instalado na manhã desta sexta-feira (14) e a cerimônia reuniu lideranças comunitárias e autoridades do município no auditório do Centro de Esporte Unificados (CEUS).

Segundo o consultor do Pnud, Oscar Marmolejo, os fóruns integram a construção da Governança Pública Compartilhada e serão instrumentos de mobilização e engajamento da sociedade civil e dos poderes públicos para alcançar os objetivos da Política de Regionalização.

A partir de agora, as necessidades das comunidades serão apontadas dando forma às políticas públicas que construirão a agenda positiva para Tucuruí, explica o consultor.

O Prefeito Artur Brito explica que o projeto de governança compartilhada vem de encontro as ideias da atual gestão. A política visa empoderar os territórios, as municipalidades e a sociedade civil organizada, quanto à implementação de políticas públicas e aplicação dos recursos financeiros que vão ser utilizados para o desenvolvimento regional da região. “Hoje é um marco para a governança em Tucuruí. A instalação do Fórum Municipal de Socieconomia vai contribuir para a implementação de políticas públicas junto à sociedade civil e aplicação dos recursos financeiros que serão utilizados para o desenvolvimento do município e da região”, enfatiza o Prefeito.

A iniciativa é resultado de um termo de cooperação técnica firmado pelo governo do Estado com a Organização das Nações Unidas (ONU) na implementação da Governança Pública Compartilhada e da Lei 8.602, de janeiro de 2018, que institui a Política Estadual de Socioeconomia do Estado do Pará. A ideia é a descentralização política visando empoderar os territórios, as municipalidades e a sociedade civil organizada, quanto à implementação de políticas públicas e aplicação dos recursos financeiros que vão ser utilizados para o desenvolvimento regional dessas regiões.

O regimento estabelece ainda o estímulo ao desenvolvimento socioambiental, com garantias ao associativismo, à representatividade dos grupos mais vulneráveis e ao acesso aos espaços públicos de discussão.

O pleno acesso aos direitos e oportunidades promovidos pelas políticas públicas voltadas ao bem-estar socioeconômico, à infraestrutura e serviços de atendimento às necessidades básicas da população além da cooperação para a integração de esforços com vistas ao desenvolvimento das diversas regiões do Estado também compõem o regimento que passa a ser implementado a partir de agora.

Aprovados por representantes de cada município, em reuniões realizadas no mês de agosto, o Projeto foca na construção de um modelo de desenvolvimento orientado a partir das perspectivas dos atores locais, e a valorização da diversidade e respeito aos povos, preservando a identidade cultural e o saber tradicional, na forma de medidas protetivas de suas práticas sociais, religiosas e culturais.

O Pnud está inserido no Programa Pará Sustentável, desenvolvido pela Secretaria Extraordinária dos Municípios Sustentáveis (Semsu), cuja agenda de desenvolvimento é composta pelos projetos Pará Social, Pará 2030 e Pará Ambiental, além da Governança Pública Compartilhada, a partir da instalação dos Centros Regionais de Governo, explica o consultor Oscar Marmolejo.

Implantação do Centro de Hemodiálise em Tucuruí é tema de reunião

Representantes do Movimento Pró Saúde, Prefeitura de Tucuruí e Câmara Municipal participaram nesta quarta-feira (12) de uma visita às instalações da Unidade de Média de Alta Complexidade em Oncologia Dr. Vitor Moutinho (Unacon), onde deverá ser implantado o Centro de Hemodiálise no município.

A implantação do Centro de Hemodiálise vai por fim a um problema antigo que aflige os pacientes renais crônicos da região de Tucuruí. Hoje, quem busca atendimento, precisa ir a Belém, Marabá e Ulianópolis. Em Tucuruí, 332 pacientes se tratam nestas cidades e aas vezes precisam ir até São Paulo ou Curitiba, com alto custo social para o Estado e as famílias.

O Prefeito Artur Brito participou da visita e destacou que o município tem articulado junto ao governo do Estado a implantação do Centro o mais breve possível. Quando instalado, o Centro de Hemodiálise vai proporcionar tratamento de qualidade e humanizado para pacientes de 12 municípios da região. “Isso vai reduzir tempo e custos com deslocamento para o tratamento bem como amenizar o sofrimento das famílias”, destaca o gestor.

Quando implantado, os pacientes renais crônicos de Tucuruí e municípios vizinhos poderão contar com um centro completo de tratamento que deverá ser instalado na Unacon.

O valor total da obra é de R$ 5.775 milhões. O centro funcionará 24 horas por dia com um total de 17 máquinas, sendo 13 máquinas na Sala Principal, 2 máquinas na Sala B e outras 2 máquinas de reserva. A previsão é atender inicialmente 90 pacientes locais que antes faziam suas sessões de hemodiálise em Marabá.

Ademar Ribeiro, presidente da Apovo, falou que a visita é importante para que os grupos que estão lutando pela implantação do Centro possam conhecer a realidade da Unidade e preparar um diagnostico mais preciso sobre o que pode ser articulado pelos movimentos sociais, a Prefeitura, a Câmara de Vereadores e a sociedade de modo geral.

Desfile cívico-militar celebra 7 de Setembro em Tucuruí

Tucuruí realizou nesta sexta-feira (7) o desfile cívico-militar alusivo à Independência do Brasil. Milhares de pessoas foram às Escadarias da Santo Antônio para prestigiar a parada que começou às 8h30 com o desfile do 23 Batalhão de Cavalaria de Selva do Exército Brasileiro. Mais de 6 mil pessoas foram prestigiar a apresentação de militares, além de bandas marciais de escolas, e representantes de instituições, associações e entidades.

O Prefeito Artur Brito participou do desfile de 7 de Setembro que celebra os 196 anos da Independência do Brasil.

O Prefeito aproveitou para falar sobre a organização, a realização e o desfecho da Semana da Pátria. “Quero agradecer a organização do evento. Realizamos mais um grande desfile e a população participou em massa. O desfile militar e cívico é uma grande tradição na nossa cidade e quero aproveitar para agradecer a participação da população, dos órgãos, entidades, associações e instituições que mantém viva está tradição”, declara o Prefeito.

O exército abriu o desfile de 7 de Setembro. O Major Endrigo, do 23 Batalhão de Cavalaria de Selva, falou sobre o orgulho de poder participar da festa comemorando 196 anos de emancipação do país. O Exército Brasileiro desfilou com un efetivo de 100 combatentes além de demonstrar seus equipamentos como viaturas blindadas e não blindadas.

Dia da Raça
Na última quarta-feira (5), aconteceu o desfile alusivo ao Dia da Raça nas Escadarias da Santo Antônio.

Alunos do ensino fundamental, médio e superior das redes pública e privada do município fizeram um belo desfile.

A programação alusiva a Independência é uma realização da Prefeitura de Tucuruí, coordenada pela secretaria de Educação e Cultura e acontece até o dia 22/09 com os desfiles dos alunos da zona rural.

 

38 novas motos reforçarão policiamento em Tucuruí e região

Tucuruí e os sete municípios da Região do Lago ganharam mais 38 novas motocicletas para dar apoio à área de segurança pública na região. A solenidade de entrega aconteceu nesta quinta-feira (6) no 13º Batalhão de Polícia Militar.

Desta maneira, a PM espera melhorar o atendimento para a população e atuar ainda mais de forma ostensiva com o intuito de reforçar a estrutura operacional da polícia no combate à criminalidade. O novo reforço faz parte de um conjunto de 200 motos que foram adquiridas pelo governo do Estado, e que estão sendo entregues pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) a todos os municípios do Pará.

O Prefeito Artur Brito participou da cerimônia de entrega dos novos veículos é falou sobre o comprometimento da sua gestão, em parceria com o Governo do Estado, em dar resposta para a sociedade quanto ao combate à criminalidade.

Ele acrescente que o policiamento em duas rodas dá maior mobilidade e rapidez ao atendimento da PM nos bairros do município. “Esse investimento vai fortalecer as polícia dando melhores condições aos trabalhos. Aproveito para divulgar que os índices de crimes caíram nos últimos meses graças aos investimentos e ações. Saímos de 70 ocorrências policiais diárias para 7 ao dia. Uma queda drástica, mas que ainda precisamos melhorar pois, o ideal é que não haja registros policiais diários”, avalia o Prefeito.

O Coronel André Lima, comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar em Tucuruí, diz que a as 38 motocicletas serão utilizadas pela guarnição para fazer a vigilância ostensiva na região. Tucuruí ficará com 12 unidades. Ele explica que, além dos carros, a PM inicia os projetos de policiamento e ronda escolar além de guarda à pé para reduzir ainda mais a ação de criminosos na cidade e na região. “Com essas ações, só quem ganha é a sociedade”, observa o Coronel.

Setembro será o mês de prevenção e combate ao suicídio

Diversas ações para alertar a população sobre a importância do combate e prevenção ao suicídio serão realizadas durante todo o mês

O suicídio é atualmente um problema de saúde pública. Pelos números oficiais, são 32 mortes por dia em condições de suicídio. A “doença” é um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser evitados. É necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta.

Para falar sobre a importância do Combate e Prevenção ao Suicídio a Prefeitura de Tucuruí realizará durante todo o mês, diversas ações com o intuito de alertar a população sobra a importância do combate e prevenção ao suicídio.

A campanha Setembro Amarelo, coordenada pela Secretaria de Saúde e o Centro de Atenção Psicossocial Casa Machado de Assis (Caps), tem como tema “Falar é a melhor solução e uma estratégia para garantir maior visibilidade das ações”.

O principal objetivo da campanha Setembro Amarelo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e em todo o mundo. Para o Setembro Amarelo, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema.

Fábio Ulisses, secretário de Saúde, explica que a campanha quer incentivar a reflexão sobre o tema junto às instituições, famílias, grupos e empresas. “Essas mobilizações são de extrema importância e podem salvar vidas. É necessário criar um novo paradigma relacionado ao tema suicídio; conversar ainda é a melhor solução”, explica o secretário.

Durante todo o mês, diversas ações acontecerão em todas as Unidades de Saúde do Município e no dia 10 de setembro, acontecerá o Dia D, onde será realizado uma grande terapia musical, na Praça do Rotary.

Ações diárias acontecem ainda nas escolas e comunidades e as atividades encerram com o 3º Simpósio de Saúde Mental que acontece nos dias 28 e 29.

De acordo com Elaine Santos, coordenadora municipal de Saúde Mental, serão utilizadas estratégias que estão dando resultados positivos em todo o mundo. As ações estão acontecendo voltadas para prevenção e atenção dos sintomas que podem levar ao suicídio.

Tucuruí dá início a comemoração da Semana da Pátria

A partir deste sábado (1/9) Tucuruí realiza os festejos alusivos à Independência do Brasil e a abertura da programação aconteceu hoje pela manhã, às 8h, na Praça da Bandeira com o desfile cívico dos alunos do ensino básico da rede municipal. A programação é coordenada pela secretaria de Educação e Cultura e acontece até o dia 22/09 com os desfiles dos alunos da zona rural.

O Prefeito Artur Brito participou da solenidade de abertura dos festejos da Pátria e acompanhou o desfile ladeado pela primeira dama, Nazidely Pantoja, e a secretária de Educação, Vanessa Zavarese, e outras autoridades do município além do secretariado do executivo.

A abertura da Semana da Pátria foi marcada pela 32 Corrida do Fogo Simbólico da Pátria onde os estudantes percorreram as ruas da cidade culminando na entrega da chama ao Prefeito que decalrou como aberto os festejos. os alunos que participaram da corrida receberam medalhas .

Presente da solenidade de abertura, o Major Endrigo, da 23 Esquadrão de Cavalaria de Selva do Exército Brasileiro, falou sobre a importância da semana da pátria como momento de reflexão e de civismo para a população e o Exercito está presente para apresentar as ações e serviços que são realizados na região. “Este é um momento de externar nosso amor por nosso país”, disse o militar

Vanessa Zavarese, secretária de Educação e Cultura, falou sobre as comemorações da semana, o que é importante para fortalecer a identidade de país e de civismo na população.

Alunos e professores da pré-escola e creches mostraram durante o desfile de abertura as ações que estão sendo realizados nas escolas. “Esta é uma oportunidade que estamos dando para que a comunidade saiba o que de concreto está sendo feito nas escolas por professores e alunos”, observa a secretária.

O Prefeito Artur Brito falou do orgulho de poder participar das comemorações e agradeceu e parabenizou as equipes e profissionais envolvidos na realização da festa. Ele parabenizou ainda os profissionais da Secretaria de Obras que se empenharam para deixar a Praça da Bandeira pronta para receber as familias, alunos e a comunidade.

Na segunda-feira (3), acontece o desfile cívico na Vila Permanente, na Avenida Raul Garcia Llano, às 18h.

Já no dia 5, quarta-feira, as escolas municipais, estaduais, federais e particulares fazem o desfile cívico nas Escadarias da Santo Antonio, às 17h.

No dia 7 de setembro acontece nas Escadarias o desfile cívico militar da Independência, às 8h. E nos dias 20 e 22 acontecem às celebrações alusivas à Pátria nas escolas da zona rural.

Revitalizada, Praça da Bandeira é inaugurada

A Praça da Bandeira foi revitalizada e entregue à comunidade nesta sexta-feira (31) para a abertura da Semana da Pátria, que começa no sábado (1/09). Novo piso, iluminação de led e paisagismo dão cara nova a praça que fica no centro de Tucuruí e que agora volta a ser mais um local para passeio e visitação resgatado pela Prefeitura de Tucuruí.

Os trabalhos foram realizados pela Secretaria de Obras, Urbanismo e Habitação com recursos próprios do município. Foram feitas as trocas do piso bem como todo um novo projeto de paisagismo, que foi feito pela secretaria de Meio Ambiente que disponibilizou as plantas ornamentais e mudas que embelezam a praça.

Os técnicos da secretaria providenciaram as instalações da iluminação que passa a ser de led. Tudo, para que neste sábado (1) a praça receba os estudantes da rede municipal de ensino e a comunidade para iniciar os festejos alusivos a Independência.

Convite

A partir deste sábado (1/9) iniciam-se os festejos alusivos a Independência do Brasil. A abertura da programação, que acontece até o dia 22/9, acontece amanhã, às 8h na Praça da Bandeira. Já na segunda-feira (3), o desfile cívico acontecerá na Vila Permanente, na avenida Raul Garcia Llano, às 18h.

Já no dia 5, quarta-feira, as escolas municipais,estaduais, federais e particulares fazem o desfile cívico nas Escadarias da Santo Antonio, às 17. As Escadarias serão palco ainda do desfile cívico militar da Independência, às 8h.

Nos dias 20 e 22 acontecem as celebrações alusivas à Pátria nas escolas da zona rural.