Tucuruí recebe ambulância para reforçar atendimento à saúde.

A solenidade para entrega dos veículos foi realizada quinta feira (06) em Belém. O Prefeito Artur Brito acompanhado do Secretário de Saúde Dr. Fabio Ulisses e dos Vereadores Rony Santos, Tânia Zammataro e Ilma do Nenéo, participaram do cerimonial de entrega de uma ambulância tipo A, de simples remoção para o município. A entrega ocorreu no estacionamento do Estádio Mangueirão por meio da indicação do Deputado Federal Wladimir Costa e Governo do Estado.

“Sabemos que a saúde é um grande desafio, mas está claro que o prefeito de Tucuruí, Artur Brito, está buscando meios e está vencendo esta luta. E isto acontece pelas ações constantes que estão sendo realizadas no município. Com esta unidade poderemos oferecer um serviço ainda melhor à população e garantir a qualidade das condições do nosso trabalho. É com a ajuda do prefeito e de emendas parlamentares como esta, que estamos conseguindo reestruturar a regionalização da Central do SAMU em Tucuruí”, declarou o Secretário de Saúde Fabio Ulisses.

O veículo, visa ampliar e reforçar atendimento para fazer os resgates de pacientes em áreas de difícil acesso e também como a zona rural.

Tucuruí recebe mais três veículos para reforçar a segurança pública

Para dar apoio a segurança pública em Tucuruí, o governo do estado entregou nesta quinta-feira (5) mais duas motos e uma caminhonete durante cerimônia ocorrida no Hangar – Centro de Convenções e Feiras, em Belém. Os veículos são provenientes de emenda parlamentar do deputado Celso Sabino e fazem parte das ações do Governo do Pará para potencializar as ações de segurança em todo o estado.

Participaram da cerimônia os secretários de Apoio a Segurança Pública, Júnior Braga, e de Saúde, Fábio Ulisses, além representantes da GAMASP e os vereadores Rony Santos e Lucas Brito que representaram o prefeito Artur Brito.

O governo tem reforçado a parceria com a Prefeitura de Tucuruí e esta é a segunda entrega de veículos para o município. Em maio, seis motos foram disponibilizadas para dar apoio a segurança pública no município.

A iniciativa faz parte do pacote de ações imediatas contra a violência para 2018, anunciadas pelo Sistema de Segurança Pública do Estado em fevereiro deste ano, contemplando a renovação da frota e dos equipamentos das polícias Civil e Militar, além do fortalecimento das Guardas Municipais em todas as regiões, entre outras medidas.

Assessoria de comunicação | Prefeitura de Tucuruí

Para orientar banhistas, Prefeitura inicia Projeto Verão Seguro

Equipes do SAMU 192 vai utilizar uma ambulancha para garantir a segurança e a rapidez do atendimento na praias

Para garantir saúde, segurança e bem estar dos veranistas de Tucuruí, a Prefeitura inicia no próximo fim de semana o projeto Verão Seguro. Realizado pela coordenação do SAMU 192 e a Secretaria de Saúde, serão desenvolvidas durante todo o mês de julho atividades preventivas e de orientação nas praias Queiroz Galvão, do Meio (Bola) e do Amor.

O objetivo é oferecer aos banhistas informações essenciais para evitar afogamentos e problemas relacionados à exposição ao sol e a ação ocorrerá todos os domingos durante todo o mês de julho das 12 às 19h.

O coordenador da Base Descentralizada do SAMU 192, Adilson Moraes, explica que os agentes trabalharão com foco na prevenção. A equipe de acadêmicos do projeto Samuzinho fará a distribuição de materiais educativos mostrando os cuidados que os adultos devem ter com as crianças, o uso do cerol, do colete salva-vidas, como prevenir afogamentos e insolação além de explicações sobre como acionar o SAMU corretamente.

A equipe do SAMU estará presente e vai utilizar uma ambulancha composta por um condutor socorrista e um técnico de enfermagem para garantir a segurança e a rapidez do atendimento na praia.

O secretário de Saúde, Fábio Ulisses, observa que a ação é para orientar a comunidade e o projeto Verão Seguro serve para alertar a população quanto a importância da segurança durante o veraneio.

Assessoria de comunicação | Prefeitura de Tucuruí

Laboratório Central de Tucuruí é referência em diagnóstico de hanseníase

Casos suspeitos da doença são analisados no laboratório sendo que os índices da doença no município estão dentro dos parâmetros nacionais

O Laboratório Central do Estado – 11ª Regional avaliou o Laboratório Central de Tucuruí como referência no diagnóstico de Baciloscopia para Hanseníase na região. Na avaliação do órgão estadual, divulgada na tarde desta terça-feira (3), a qualidade no processo que vai da coleta até o preparo de laudos de exames de Hanseníase é excelente.

O laboratório Municipal é referência para o diagnóstico da Hanseníase, por se tratar de uma doença de agravo público. “Devido ainda a desinformação, os pacientes passam despercebidos com manchas indolores na pele, mas essa necessidade de analise clínica e do diagnóstico vem sendo bem suprida pelo laboratório”, observa Débora Sá, diretora do Laboratório Central.

A Prefeitura de Tucuruí, por meio da Secretaria de Saúde, investiu em qualificação e em equipamentos para que esta avaliação de qualidade fosse possível.

Por mês, 30 casos suspeitos da doença são analisados pelos profissionais do Laboratório sendo que os índices da doença no município estão dentro dos parâmetros nacionais.

A hanseníase, comumente conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen, que lesiona os nervos periféricos e diminui a sensibilidade da pele. O distúrbio ocasiona manchas esbranquiçadas em áreas como mãos, pés e olhos, mas também podem afetar o rosto, as orelhas, nádegas, braços, pernas e costas.

A doença tem cura, porém exige tratamento prolongado para não desencadear problemas ao paciente ou a transmissão da bactéria para indivíduos de convívio próximo.

Assessoria de comunicação | Prefeitura de Tucuruí

Começou o Festival do Folclore Junino de Tucuruí

Quadrilhas folclóricas e parafolclóricas disputam o posto de campeãs, além de três cordões de bumba meu boi que farão a festa das torcidas.

As Escadarias da Santo Antonio já estão coloridas e ficarão lotadas até o próximo dia 1º de julho durante a programação do 28º Festival do Folclore Junino que começou nesta quarta-feira (27). Sempre a partir das 19h, as tradicionais quadrilhas de São João farão suas apresentações disputando o título de melhores quadrilhas folclóricas e parafolclóricas.

A expectativa é que mais de 20 mil expectadores devem prestigiar o Festival que acontece nas Escadarias até o próximo dia 1 de julho.

A programação é uma realização da Prefeitura de Tucuruí, por meio da Secretaria de Educação e Cultura. 13 quadrilhas folclóricas e parafolclóricas disputarão o posto de campeãs, além de três cordões de bumba meu boi que farão a festa das torcidas.

Além da apresentação das quadrilhas e cordões de boi, haverá ainda a escolha das misses caipira. Quem for às Escadarias prestigiar o evento também poderá provar de comidas típicas nas barracas instaladas no local e prestigiar shows de bandas locais. Outro ponto forte é a segurança dos expectadores e brincantes. Agentes da Gamasp e da Polícia Militar farão a segurança de quem for às Escadarias durante as noites do Festival. A PM também fará rondas ostensivas rondando as proximidades. Banheiros químicos também serão distribuídos às proximidades das Escadarias.

SERVIÇO

28º Festival do Folclore Junino de Tucuruí

De quarta-feira (27/06) até o próximo domingo (1/07);

Sempre a partir das 19h.

Tucuruí promove conscientização de combate às drogas

Intenção é chamar a atenção da população e educar jovens e crianças quanto aos problemas do tráfico e consumo de drogas

Nesta terça-feira (26), a Prefeitura de Tucuruí através da Secretaria de Apoio à Segurança pública promoveu um evento alusivo ao dia internacional de luta contra o uso de drogas. A atividade reuniu centenas de pessoas na Praça do Rotary para encorpar o enfrentamento às drogas no município.

A Intenção é chamar a atenção da população e educar jovens e crianças quanto aos problemas do tráfico e consumo de drogas, além da necessidade de aproximar mais as ações públicas das famílias que vivem esse drama diariamente.

Conforme Júnior Braga, secretário de Apoio à Segurança Pública, o objetivo do Ato Público Tucuruí Unida contra as Drogas é conscientizar a comunidade sobre os problemas relacionados ao uso de entorpecentes. “As Drogas roubam os sonhos desses jovens e compromete o seu futuro. Por meio da educação vamos enfrentar esse problema que é mundial”, enfatiza o secretário.

O prefeito Artur Brito foi representado pelo secretário de Governo Adriando Melo, que enfatizou a importância do evento quanto enfrentamento das drogas. “É compromisso do governo municipal combater este problema social e garantir o futuro das nossas crianças bem como proporcionar segurança pública para todos”, declara o secretário.

O Ten/PM Jadson, coordenador do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), avaliou a importância de ações voltadas ao combate às drogas. A intenção é chamar a atenção da população e educar jovens e crianças quanto aos problemas do tráfico e consumo de drogas. “Estamos enfrentando um problema sério e de impacto social muito forte. Mas por meio da educação e de ações de prevenção como a ronda ostensiva nas escolas, estamos conseguindo enfrentar esse problema”, explica.

As ações de enfrentamento que deverão se tornar contínuas na cidade e no campo, e nos bairros é uma iniciativa da Prefeitura de Tucuruí, por meio das Secretarias de Saúde, de Educação, Assistência Social e de Apoio à Segurança Pública, e que conta com a parceria do Ministério Público Estadual, Poder Judiciário, Polícias Civil e Militar e entidade de classe.

Assessoria de comunicação | Prefeitura de Tucuruí

Tucuruí é destaque durante 5ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Projeto pedagógico que tem no reaproveitamento da água com recipientes recicláveis seu diferencial foi destaque e chamou a atenção de educadores durante a Conferência Nacional

A estudante Ervelyn Cristina Ferreira Martins, esteve em Sumaré (SP) representando Tucuruí durante a 5ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. Ervelyn, de 13 anos, é estudante do 8º ano da escola pública Maestro João Leite, e moradora do bairro Matinha, e representou Tucuruí e o Estado durante o evento que aconteceu entre os dias 15 a 19 de junho de 2018.

A estudante se classificou na quinta posição durante a etapa estadual com o trabalho “Água que faz falta: Quando menos é mais”, o que e a primeira participação do município na Conferência Nacional que acontece a cada dois anos.

O Prefeito Artur Brito recebeu na última sexta-feira (22) a estudante acompanhada pela professora e orientadora Luciane Souza Marques e o diretor Eliabson Sá de Souza. A secretária de Educação do município, Vanessa Sechim, também participou da recepção.

Ervelym aproveitou para apresentar o projeto pedagógico que tem no reaproveitamento da água com recipientes recicláveis seu diferencial. Por ser simples e de fácil implantação, o projeto foi destaque e chamou a atenção dos educadores durante a Conferência. O projeto está sendo implantado na escola na Vila Pioneira e vai contribuir na qualidade da água que será reutilizada para a limpeza na escola.

O Prefeito parabenizou a equipe lembrando que a estudante ficou classificada entre as sete primeiras colocadas na etapa estadual, dentre 19 projetos apresentados por estudantes de diversos municípios paraenses. Ele falou ainda sobre os investimentos realizados na educação e sobre a importância de massificar a educação nos bairros mais carentes de Tucuruí. “Escola, professores e alunos terão muitos benefícios futuros com este projeto. Este é um momento de reconhecer, incentivar e honrar as pessoas envolvidas neste trabalho e também reiterar que a Prefeitura tem buscado melhorar a educação no município com investimentos e incentivos”, disse o Prefeito.

A secretária de Educação do município, Vanessa Sechim, lembrou que esta é a terceira vez que a escola participa da Conferência. “Uma grande conquista para Tucuruí, que pela primeira vez chega a etapa nacional. Um orgulho muito grande, pois o município conseguiu chegar onde chegou graças ao incentivo constante da gestão aos nossos educadores”, avalia a secretária.

A estudante falou sobre a Importante de representar Tucuruí e o Estado. Para ela, a apresentação do projeto em nível nacional contribui para elevar a identidade cultural do município e mostrar as ações que estão sendo desenvolvidas em Tucuruí em prol do meio ambiente. “Essa oportunidade é muito especial e é importante para o crescimento educacional na nossa cidade”, enfatiza a estudante.

Eliabson Souza, diretor da escola Maestro João Leite, explicou que o projeto do colégio foi escolhido para representar Tucuruí durante a etapa municipal. “A ação educacional tem o objetivo de estimular crianças e jovens à pesquisa e a participação democrática nas escolas, possibilitando o diálogo e a reflexão das questões socioambientais”, explicou o diretor.

A 5ª Conferência InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente reuniu em sua etapa nacional cerca de 400 estudantes de delegações de todos os estados que agora retornam aos seus estados e cidades de origem para aplicar todo o conhecimento aprendido durante a Conferência.

Realizada pelo Ministério da Educação (MEC), a Conferência é um processo que mobiliza escolas brasileiras públicas e privadas, urbanas e rurais, da rede estadual e municipal, assim como escolas de comunidades indígenas, quilombolas e de assentamento rural, que possuem pelo menos uma turma do ensino fundamental e anos finais, cadastradas no Censo Escolar de 2016.

Os alunos são estimulados a desenvolverem atividades ambientais, elaborarem projetos. Participam das etapas, estudantes de 11 a 14 anos e regularmente matriculados no Ensino Fundamental II.

Prefeitura retoma construção de ponte no cais e na avenida Tancredo Neves

Obra na orla da cidade estava travada por falta da liberação dos recursos, problema resolvido pela administração municipal.

As construções das pontes do cais de Tucuruí (popularmente conhecida como ponte do Negão) e da Avenida Tancredo Neves foram retomadas e estão em ritmo acelerado. Tucuruí vai receber ainda do Ministério da Integração Nacional, R$ 3.300 milhões para infraestrutura e asfaltamento de vias no município. Deste montante, são R$ 1.160.101,75 para a recuperação das pontes do cais de Tucuruí, na Avenida Getúlio Vargas.

As obras na orla da cidade estavam travada por falta da liberação dos recursos. Problema resolvido pela administração municipal junto ao Ministério, que garantiu a retomada dos trabalhos.

A reconstrução da ponte na Avenida Tancredo Neves, também está bem avançada. Com um investimento de R$ 453.527,94, quando concluída, a obra vai possibilitar a retomada do tráfego naquela importante via da cidade.

Também foram liberados R$ 2 milhões para a pavimentação asfáltica de ruas do município. Esses valores compõem os R$ 5 milhões destinados para Tucuruí pelo Ministério da Integração Nacional no início do ano e estão sendo liberado graças aos esforços do Prefeito Arthur Brito que esteve em Brasília cumprindo extensa agenda para trazer os recursos para o município.

Assessoria de comunicação | Prefeitura de Tucuruí

Sebrae Itinerante chega a Tucuruí

Durante dois dias, especialistas e empreendedores poderão discutir inovação, gestão e empreendedorismo para fomentar e gerir negócios futuros no município

Nos dias 19 e 20 de junho, Tucuruí receberá atividades do Sebrae Itinerante, evento que vai proporcionar aos empreendedores do município capacitação por meio de palestras, seminários, oficinas de orientação, além de ideias de negócios e atendimento individual.

Durante dois dias, especialistas e empreendedores poderão discutir sobre inovação, gestão e empreendedorismo para que possam fomentar e gerir negócios futuros com foco na produtividade, qualidade e competitividade.

Michele Van Der Lan, diretora de Turismo da Prefeitura de Tucuruí, o Sebrae Itinerante é uma atividade direcionada aos pequenos negócios que estão distantes das cidades-polo. A intenção é proporcionar acesso aos produtos e serviços do Sebrae em um único espaço de atendimento. “Com o apoio e a parceria de prefeituras municipais, associações empresariais, salas do empreendedor, agentes financeiros e entidades de classe, o Sebrae promove gratuitamente o empreendedorismo e fomento à formalização dos empreendedores individuais por meio de palestras, oficinas, cursos, ideias de negócios e atendimento individual”, explica a diretora.

Durante dois dias, serão realizados atendimentos, horas de consultoria e palestras no auditório da Associação Comercial e Industrial de Tucuruí (Acit) levando conteúdo de inovação, gestão e empreendedorismo com foco em ganhos de produtividade, qualidade e competitividade.

Com atendimento gratuito, o Sebrae Itinerante oferecerá atendimento em áreas como finanças, comunicação, recursos humanos, compra e vendas, gestão, dentre outros temas de interesse dos empresários. Também são esperados os Microempreendedores Individuais (MEIs), assim como as pessoas interessadas em formalizar suas atividades ou iniciar um negócio.

Quem passar pela unidade móvel, receberá ainda publicações com orientações preparadas especialmente para os micro e pequenos negócios.

Assessoria de comunicação | Prefeitura de Tucuruí

Educadores discutem novo planejamento para a educação

Diretores e demais profissionais que atuam na educação infantil e fundamental no município participaram de encontro para traçar um novo planejamento
Para definir as novas estratégias e rumos da educação municipal, professores e diretores da educação pública municipal de Tucuruí reuniram na tarde desta sexta-feira (15) com o prefeito Artur Brito e a secretária de Educação, Wanessa Zavarese Sechim. O encontro aconteceu no auditório da Associação Comercial e Industrial de Tucuruí (Acit) e reuniu cerca de 100 colaboradores da educação. Participaram ainda dá reunião o secretário de governo Adriano Melo e o vereador Rony Santos.
A nova secretária de Educação classificou como positiva o encontro com os diretores e demais profissionais que atuam na educação infantil e fundamental no município. “Esse primeiro encontro é para ouvir as demandas e receber sugestões. É assim que vamos avançar ainda mais na educação de nossas crianças e jovens”, avalia a secretária.
O prefeito Artur Brito falou sobre a importância de chamar os profissionais de educação da cidade e da zona rural para o debate sobre melhorias para a educação. “São eles que conhecem o dia a dia da nossa educação e é ouvindo o feedback deles que vamos redefinir a nossa forma de gerir todo o processo educacional no município”, salientou o prefeito.
Esta é a primeira reunião estratégica para deliberar sobre as melhorias e avanços para a educação. Ainda em junho, um novo planejamento para a educação será formatado e deve ser iniciado já no segundo semestre do atual ano letivo.
Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Tucuruí