Prefeitura Municipal de Tucurui

Prefeito Artur Brito assina neste domingo, 29, o decreto de N° 016/2020

Lojas do Centro Comercial funcionarão em horário e com funcionários reduzidos.

Na noite deste domingo, 29, o Prefeito de Artur Brito assinou o Decreto de N° 016/2020, que dispõe sobre a expansão das medidas de prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19), que o município vem adotando nas últimas semanas. O isolamento social e domiciliar devem ser obedecidos, como orienta a Organização Mundial da Saúde, bem como as aglomerações nos espaços públicos e privados da cidade.

No entanto, segundo o Decreto, flexibiliza a abertura de lojas do comércio. Os estabelecimentos deverão funcionar de 9 horas da manhã até as 15 horas da tarde, com o número de funcionários reduzidos e deverão disponibilizar de produtos, como álcool em gel para clientes, bem como a higienização dos espaços antes do horário de funcionamento.

Ficará suspenso o funcionamento de Bares, Cinemas, Casas Noturnas, Lanchonetes, exceto através de entrega domiciliar-delivery.

Acompanhe o Decreto na íntegra abaixo:

Clique aqui para visualizar

Barreiras Sanitárias são implantadas em Tucuruí

Medida preventiva ao Coronavírus está no decreto N° 014/2020, assinado pelo prefeito Artur Brito no último domingo (22)

Considerando a existência do primeiro paciente suspeito de Coronavírus (Covid-19) em Tucuruí, informado pelo Hospital Regional do município no último sábado (21) e que o Ministério da Saúde do Brasil declarou, na última sexta-feira (20), que há a transmissão comunitária da Covid-19 em todo o território nacional, ou seja, a origem da doença torna-se difícil de ser conhecida, o prefeito Artur Brito assinou neste domingo (22) novo decreto N°014/2020 para medidas temporárias e emergenciais de enfrentamento e prevenção de contágio pelo novo Coronavírus.

O decreto estabelece a presença de Barreiras Sanitárias, desde o dia 22 de março, como novas medidas de prevenção, em todas as entradas da cidade: Km11, Km 04 e Terminal Rodoviário. Nesses locais, haverá equipes de profissionais de órgão de Segurança (Polícia Militar do Estado do Pará e o Grupo Municipal de Apoio à Segurança Pública – Gamasp) e da Secretaria Muncipal de Saúde (Vigilância Sanitária), que estarão 24 horas, em fiscalização, por tempo indeterminado.

“A finalidade das barreiras é de acompanhar pessoas que estão vindo de fora, principalmente de países estrangeiros e de áreas preconizadas pelo Ministério da Saúde como áreas de riscos sobre o Coronavírus, como os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Pessoas dentro desse contexto, com sintomas da Covid-19 serão encaminhadas para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as que não apresentarem, receberão orientações para ficarem em isolamento domiciliar” disse o prefeito Artur Brito.

Prefeito Artur Brito decreta situação de emergência no município ao Coronavírus

Prefeito Artur Brito decreta situação de emergência no município ao Coronavírus

Na última sexta-feira (20), em coletiva de imprensa, o prefeito Artur Brito assinou o decreto nº 012/2020, de 20 de março de 2020, de autoria do poder público municipal para comunicar a sociedade civil tucuruiense sobre a situação de emergência no município, bem como medidas temporárias e emergenciais de enfrentamento e prevenção de contágio pelo novo Coronavírus (Covi-19) e recomendações no setor privado e municipal e de outras providências.

Considerando a recomendação do Ministério Público do Estado do Pará, no decreto sugere-se que ambientes como: centro comercial, bares, casas noturnas, shoppings e outros espaços que possam causar aglomerações sejam fechados. Hospitais Centros e Unidades Básicas de Saúde atenderão de acordo com a urgência dos pacientes. Leia o decreto na íntegra:

Prefeitura de Tucuruí decreta situação de emergência em período chuvoso

Na ultima sexta-feira, 20, o prefeito de Tucuruí Artur Brito assinou, perante a presença de vereadores, representantes da sociedade civil, secretários municipais, empresários e imprensa, o decreto N 0013/2020-GP, de 20 de março de 2020, que declara situação de emergência nas áreas do município afetadas pelas fortes chuvas e considerando que o nível do Rio Tocantins subiu consideravelmente nos últimos dias, causando inundações na parte de baixo da cidade, provocando o deslocamento dos moradores para áreas de abrigos provisórios.

Na ocasião, o decreto foi lido na íntegra aos presentes e o prefeito pediu a compreensão e o apoio de toda a população neste momento. Entre as medidas emergenciais contidas no documento está “ a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil de TUCURUÍ/PA, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução” art. 2. Leia na íntegra o decreto:

Prefeitura no Meu Bairro vai ao Luz e Liberdade

A Prefeitura de Tucuruí realizou, neste sábado (07), mais um Projeto Prefeitura no Meu Bairro, para levar todos os serviços das Secretarias do município. Desta vez, o local escolhido foi o bairro Luz e Liberdade, que recebeu serviços de saúde, atividades educativas, oficinas, atendimentos de beleza e estética, apresentações culturais com grupos de dança e capoeira, cadastramento em programas sociais, entre outros. Esse foi o segundo Projeto Prefeitura no Meu Bairro realizado no município, após o Getat, na terça-feira passada.

Realizado em frente e na área interna da Igreja Assembleia de Deus, na Avenida Pátria Livre, o Projeto movimentou centenas de pessoas, desde as primeiras horas da manhã. O prefeito Artur Brito esteve no local da programação, onde visitou todos os serviços ofertados no Projeto e conversou com moradores do bairro. “Agradeço muito aos moradores do Liberdade pela receptividade e ao pastor Deodato em disponibilizar o espaço da Assembleia de Deus do bairro para o Projeto. Agradeço ainda à presidente da associação do bairro, Irmã Baby, pelo apoio”, enfatizou o prefeito.

Além dos atendimentos, o Projeto leva ao bairro serviços de infraestrutura, como pavimentação asfáltica e iluminação pública. Uma das atividades educativas do Prefeitura no Meu Bairro foi a exposição de sementes e jogos educativos apresentados pela equipe da Secretaria Municipal de Meio-Ambiente (SEMMA). Informações sobre resíduos sólidos e poluição sonora, distribuição de panfletos informativos, entre outras atrações, fizeram parte do trabalho exposto pela Secretaria.

A líder comunitária conhecida como Irmã Baby elogiou o projeto. “De parabéns o prefeito Artur Brito pela iniciativa”, comemorou. A saúde é prioridade para o prestador de serviços, Sérgio Santana, que não pensou duas vezes antes de procurar os serviços preventivos oferecidos no Prefeitura no Meu Bairro. Entre eles, medição de pressão arterial, verificação de glicemia e pesagem. “Está tudo muito bom. É sempre importante saber como está a saúde”, comenta.

A cozinheira Francinete Cabral elogiou a iniciativa de realizar o projeto. “Tô achando um evento muito bom. O atendimento está excelente. A assistência está de parabéns”, salientou a moradora do Liberdade. Ela aproveitou ainda para obter o cartão do SUS, e ainda fez a pesagem do Programa Bolsa-Família. Mariele Pinto da Costa, agente administrativa, foi outra moradora do bairro que gostou muito da programação. “Fiz as sobrancelhas. Foi ótimo. Quanto mais ações como essa melhor”, comentou.

VILA PENIEL Durante sua estada no bairro, o prefeito foi até a comunidade da Vila Peniel, onde conheceu de perto a realidade da região, situada em uma área alagada e que conta com pontes de madeira para acesso às casas. Ele dialogou com os moradores, visando melhorias para a área. Mãe de três filhos de 7, 8 e 12 anos, Lucivana do Socorro Vieira mora há oito anos na comunidade. Ela relata que tem a expectativa de ver melhorias para a área.

Prefeitura de Tucuruí.
Juntos, Fazendo Bem!

Coliseu tucuruiense revive e homenageia as mulheres

O Estádio Navegantão reviveu neste domingo (08) para a população de Tucuruí após cinco meses fechado para revitalização.Agora, o estádio conta com um gramado de alta tecnologia para drenagem, vestiários revitalizados e iluminação nova e voltará a receber os jogos dos Campeonatos estadual e Brasileiro da Série D.

Para celebrar o retorno da casa do Galo Elétrico, a Prefeitura Municipal de Tucuruí organizou uma belíssima festa de Cerimônia para entrega do Coliseu, com entrada gratuita às mulheres, que compareceram ao estádio, no dia Internacional da Mulher e receberam, logo na entrada, rosas vermelhas. Ao todo, mil rosas foram distribuídas.

O Prefeito Artur Brito, acompanhado da Primeira Dama, Nazidely Pantoja e dos secretários de Obras, Segurança e Esporte, Diego Bustamante, Antônio Sousa e Ana Laura Milhomem, respectivamente, oficializaram a entrega do Navegantão ao Diretor de Segurança da Federação Paraense de Futebol (FPF), Cláudio Santos e ao Presidente do Independente Atlético Clube, Deley Santos.

“ O estádio estava praticamente de fora para receber os jogos estaduais e, por isso, nós corremos contra o tempo para entregarmos o Navegantão à nossa população”, disse o prefeito Artur Brito.

Após a cerimônia de entrega, o pontapé inicial da partida foi dado pela Primeira Dama, Nazidely Pantoja e pela Secretária de Segurança, Ana Laura Milhomem. Segundo dados do Departamento Financeiro do Independente Atlético Clube, 3.772 pessoas estiveram presentes no primeiro jogo após a revitalização do estádio, que finalizou com a derrota do Independente ao Paragominas por 4 a 1.

Prefeitura de Tucuruí.
Juntos, Fazendo Bem!

Prefeitura realiza reparos emergenciais

A Prefeitura de Tucuruí informa que está fazendo, de forma emergencial, reparos em tampas de bueiros para solucionar os problemas dos bairros causados pelas chuvas intensas. A medida atende determinação do prefeito Artur Brito.

Para tanto, a Secretaria Municipal de Obras já vistoriou os pontos mais críticos da cidade para providenciar material para confecção das tampas.

Um dos locais que receberá os serviços fica na Travessa W4 do bairro da Cohab (FOTO) que, esta noite, teve um bueiro demarcado pela Secretaria de Obras com apoio de uma equipe da CTTUC (Companhia de Trânsito e Transporte Urbano de Tucuruí) para realização do serviço.

Prefeitura de Tucuruí.
Juntos, Fazendo Bem!

Educação Inclusiva nos IX Jogos Paradesportivos 

 

A alegria tomou conta da quadra da EMEIF Zolima Tenório, no bairro do Paravoá, na manhã desta terça-feira, 12. O espaço foi o cenário da abertura dos IX Jogos Paradesportivos do município de Tucuruí. O objetivo da competição é promover, por meio da prática de esportes adaptados, a inclusão social de 400 alunos com deficiência matriculados regularmente na rede pública de ensino do município.

A professora Devanilde Ranieri, coordenadora dos jogos, destacou a importância do evento para a vida dos alunos. “Os Jogos são necessários para todas as crianças da nossa região. Esse dia ficará marcado para sempre na memória e no coração dos estudantes”.

A prática esportiva é o ambiente que mais inclui o aluno com deficiência nas escolas públicas de Tucuruí. Segundo a professora Elizabeth Mendes, diretora da EMEF Odinéia Leite Caminha, as atividades favorecem a inclusão social por conta das habilidades que os estudantes desenvolvem ao longo do ano. O atletismo e o futsal estão entre as modalidades com maior volume de participação dos estudantes.

Os Jogos Paradesportivos envolvem os alunos com deficiências auditivas, físicas e mentais. A programação de abertura do evento reuniu os pais ou responsáveis e o corpo pedagógico das escolas participantes. A alegria marcou o desfile das delegações e a emoção tomou conta do ginásio durante a execução do Hino Nacional Brasileiro.

A dona de casa Marluce Raiol, que acompanhou a filha Bruna na programação de abertura, ressaltou a relevância dos Jogos Paradesportivos na vida da estudante. “Hoje com o ParaJets a gente percebe que os estudantes procuram mostrar as suas aptidões. Esse momento irá contribuir para o desenvolvimento de cada criança aqui presente. Agradeço o apoio da Prefeitura para realização desse evento”, disse.

Os Jogos seguem até esta quarta-feira, 13, na quadra da escola Zolima Tenório. As disputas mais esperadas são de Goalboal, Vôlei Sentado, Corrida de Cadeira, Cabo de Guerra, Slikeline, Futebol Cooperativo e o Estoura Balão.

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI)

A Prefeitura Municipal de Tucuruí, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Departamento de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), realizará o II Seminário Sobre o Trabalho Infantil no município, onde ocorrerá a apresentação do diagnóstico sobre o assunto . O semanário, também, irá discutir os resultados e eleger  membros para compor a AEPETI. Nossas crianças precisam de todo o apoio e cuidado, carinho e respeito, educação e dignidade.

Participe, essa luta também é de vocês.

E nesta terça-feira, dia 12, a partir das 13h30, no CRAS CEU Santa Mônica, atrás da Rodoviária.

Prefeitura de Tucuruí, juntos fazendo o bem.

Quando o esporte dá alegria aos estudantes de Tucuruí

Estudante Mayana Joana e sua seleção campeã do futsal feminino

Um dia foi pouco para tanta festa e felicidade aos alunos que participaram dos XXIII Jogos Estudantis de Tucuruí (JETS). A estudante Mayane Joana, 14, festejou muito o título de campeã do futsal feminino da competição e levará o troféu para EMEF Manoel Carlos da Silva. A jovem quer seguir no esporte junto com as amigas de turma e de bola. “Vamos continuar sim, porque queremos seguir na carreira de atleta de futsal profissional”, disse a moça. A festa de encerramento premiou os campeões e vice-campeões de todas as modalidades coletivas e individuais dos jogos.

Os JETS foram realizados no período de 01 a 09 deste mês, envolvendo o universo do ensino fundamental de Tucuruí da faixa etária de 11 a 16 anos.

Na programação de encerramento e premiação, o secretário municipal de Educação e Cultura, Roberval Rodrigues, destacou ser fundamental a realização do evento pelos aspectos agregador, disciplinar e de integração do montante de cinco mil alunos do sistema público e particular do ensino fundamental de Tucuruí. “Os JETS são grandiosos. Não temos nenhuma programação com tamanha dimensão. É uma mostra de que a educação pública de Tucuruí é realizada de maneira séria e com resultados positivos com alunos desenvolvendo projetos expressivos em feiras culturais e até ciências da robótica”, contou. “Também podemos destacar a educação inclusiva dos nossos alunos indígenas”, completou.

Os JETS exigem dos participantes compromissos e resultados em sala de aula. Segundo a professora Devanilde Ranieri, coordenadora do evento, o critério de seleção impõe ao aluno boas notas, assiduidade e não estar devendo matéria em seu ano letivo. O resultado disso são alunos com bom desempenho escolar e futuros atletas de modalidades esportivas rentáveis e com grau de ascensão social. O caso da Mayane é um exemplo. O professor dela, Antônio Maria Gaya, diz que a jovem tem grande talento para o futsal, bastando apenas “lapidar” o potencial esportivo e Tucuruí terá uma grande atleta. “Ela é uma excelente jogadora de futsal, mas ainda precisa controlar essa ansiedade, que é natural da juventude”, avaliou o professor.

Os XXIII JETS se encerraram no último sábado, durante solenidade de entrega de troféus e medalhas aos campeões e vices de cada modalidade. A coordenação do evento agradeceu a participação de todos e rendeu homenagens aos professores, árbitros e servidores dos órgãos envolvidos. As modalidades coletivas foram: futsal, handebol, basquete e vôlei. No individual: atletismo, judô e natação. Ao grito de “é campeão”, os estudantes se despediram de competição, que em 2020, promete ser ainda melhor.

 

Secretário Roberval Rodrigues

Texto: Selma Amaral

Fotos: Rauber Soares