Prefeito Artur Brito assina com a SEDEME e a CODEC convênio para instalação do Distrito Industrial

 

O prefeito Artur Brito acompanhado do vereador Lucas Brito, participou na manhã desta quarta-feira (26/06), em Belém, da assinatura do Convênio de Cooperação Técnica com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME) e a Companhia de Desenvolvimento Econômico (CODEC), na oportunidade o presidente da CODEC o engenheiro Lutfala de Castro Bitar, enfatizou o empenho do prefeito e do vereador para a celebração desta parceria que será um avanço importantíssimo para a consolidação do crescimento econômico do município, “Tucuruí vai contar com o Distrito Industrial, onde serão consolidadas empresas que ao longo dos anos darão muito desenvolvimento a cidade, além da geração de empregos e renda”, afirmou o presidente da CODEC.
Dentro do termo de cooperação técnica, a contrapartida do município de Tucuruí será a disponibilização do terreno para a instalação do Distrito Industrial de Tucuruí e o Governo do Pará por meio da SEDEME e da CODEC vão disponibilizar os recursos necessários para a construção e instalação do polo industrial em Tucuruí.
O prefeito Artur Brito comemorou mais um dos projetos audaciosos que foram implementados dentro de sua gestão, e que agora está se tornando realidade, “foram muitas metas que conseguimos avançar, e hoje, com a assinatura do Convênio conseguimos dar um grande passo para a retomada de grades investimentos que vão possibilitar melhores dias aos nossos tucuruienses, abrindo um leque de possibilidades de geração de emprego e de renda”, concluiu Artur Brito.

Programação alusiva ao Dia Internacional de Combate às Drogas

Neste dia 26 de junho é comemorado o Dia Internacional de Combate às Drogas, em Tucuruí uma vasta programação está sendo organizada pelas Secretarias de Apoio a Segurança, Educação e Cultura, Saúde e Assistência Social, a partir das 8:00 h no Ginásio Poliesportivo, contando com palestras, temáticas, atendimentos e apresentações. Durante o evento serão sorteados brindes aos presentes.

O uso de drogas é um mal social em todo o mundo e aqui no Brasil a situação também é muito grave – os dados estatísticos são realmente alarmantes. Nosso país é o maior consumidor de crack do mundo e o segundo maior mercado mundial de cocaína e seus derivados.

A magnitude do problema do uso indevido de drogas é tão grave que atualmente é um desafio da saúde pública em nosso país. Além disso, o consumo de drogas provoca outros fatores agravantes: acidentes de trânsito e de trabalho, violência domiciliar e crescimento da criminalidade.

Prefeitura realiza a revitalização do Cais de Tucuruí

  

A Prefeitura de Tucuruí por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos está intensificando a limpeza de toda a área do cais da cidade, e para isso, todo o entulho e ferragens que estavam trazendo transtornos na área púbica do cais foram retirados, e agora está realizando a coleta de garrafas de vidro e de plásticos, além da coleta de lixo e de sacos plásticos que estão sendo descartados no local, que descem para as águas do Rio Tocantins causando grandes transtornos ao meio ambiente.

A prefeitura está fazendo a sua parte e a população tem importante papel na manutenção desta limpeza, evitando jogar lixo nas vias púbicas e coibindo que outras pessoas o façam, pois só com a união de todos é que poderemos manter nosso cais limpo e nossa cidade sempre bela e limpa para ser o nosso cartão postal.

 

Secretaria de Saúde vai realizar 102 cirurgias oftalmológicas

 

Para atender a grande demanda de cirurgias oftalmológicas, a Secretaria e Saúde realizou a primeira etapa do programa, uma grande mobilização aconteceu na última sexta-feira (21/06), onde foram feitas a triagem e o encaminhamento dos 102 pacientes as clínicas para a realização da biometria ótica, que avalia o cálculo das lentes intra-oculares. Nos próximos dias ocorrerá a segunda fase do programa onde serão realizadas as cirurgias oftalmológicas dos pacientes.

 

Secretaria de Juventude e Esporte celebra parceria com a APAE – Tucuruí

 

A Prefeitura de Tucuruí através da Secretaria de Juventude e Esporte celebrou com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE-Tucuruí), um termo de parceria que tem como meta disponibilizar a estrutura do complexo do ginásio poliesportivo para o atendimento dos excepcionais nas práticas das atividades físicas e de reabilitação motora nas piscinas.

O secretário de Juventude e Esporte Antônio Carlos de Sousa comemorou a celebração desta parceria que vem acolher a todos os atendidos pela APAE com um espaço para as práticas esportivas, físicas e de reabilitação motora, “hoje o complexo esportivo do ginásio poliesportivo de Tucuruí é o maior e mais moderno da região, com uma equipe que está pronta para dar todo o suporte necessário aos usuários dos serviços disponibilizados pela Secretaria de Juventude e Esporte. Com essa parceria vamos estender aos nossos irmãos atendidos pela APAE, um acolhimento humanizado com um espaço adequado para as suas atividades”, enfatizou “Titonho”.

Na oportunidade da celebração da parceria, o secretário “Titonho” ofereceu um café da manhã aos pais e dirigentes da APAE/Tucuruí, que levaram seus filhos para conhecerem toda a estrutura do complexo disponibilizado pela prefeitura.

 

 

Tucuruí realizou a Capacitação da Rede de Atendimento a Mulher em Situação de Violência

  

Aconteceu nos dias 14 e 15 de junho, a Capacitação da Rede de Atendimento a Mulher em Situação de Violência de Tucuruí.

Com o tema “Sensibilização e Atualização para os Profissionais da Rede de Enfrentamento a Violência contra a Mulher”, o evento ocorreu no auditório da Comaspa e reuniu os membros que compõem a rede.

Um momento de grande importância para o fortalecimento das mulheres, que conta com profissionais capacitados para o atendimento humanizado e especializado da comunidade.

A capacitação foi uma realização da Prefeitura de Tucuruí, por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres, em parceria com a Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e que contou com o apoio da Coordenadoria de Integração de Políticas para as Mulheres do Governo do Pará – Sejudh.

 

 

Audiência Pública com ambulantes de Tucuruí garante avanços

 

 

    

A Prefeitura de Tucuruí por meio de uma ação conjunta das Secretarias de Apoio a Segurança Pública, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e de Obras e Urbanismo, realizou no Ginásio Poliesportivo de Tucuruí, uma Audiência Pública com os Ambulantes de Tucuruí.

A audiência teve como meta principal repassar aos ambulantes os conhecimentos necessários das leis municipais que permitem a comercialização nas vias públicas pelos ambulantes, dentro do que estabelece o Código de Postura do Município, além das orientações prestadas pela Secretaria de Meio Ambiente no que se refere às leis de preservação e proteção ambiental.

Durante o evento a Secretaria de Saúde através da diretora do Departamento de Vigilância Sanitária, Dra. Devanilda Ranieri prestou todos os esclarecimentos necessários, além de tirar dúvidas dos ambulantes com referência à retirada da Carteira de Manipulação de Alimentos, informando que é obrigatória a participação dos cursos para a retirada das carteiras.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico através do secretário Hernandes Vaz em parceria com o SEBRAE/Pará possibilitou uma palestra voltada para os benefícios da adesão dos ambulantes ao programa de Micro Empreendedor Individual – MEI.

A diretora do Departamento de Cultura, Andria Oliveira falou das parcerias que serão firmadas nos eventos oficiais do município, buscando uma união de todos os ambulantes na comercialização dos seus produtos, durante os eventos e festivais, a exemplo, o Festival Junino que terá início no dia 27/06 nas escadarias da cidade.

A Secretária de Apoio a Segurança Ana Laura falou que a SEMAS estará dando o suporte necessário para a garantia de uma organização humanizada, e dentro do que preceitua as leis, “daremos o apoio total aos nossos ambulantes, e tentaremos de todas as formas possibilitar, que cada um dos nossos ambulantes, possam ter a sua geração de renda durante os eventos oficias da prefeitura”, concluiu a secretária.

 

Helder Barbalho anunciou a realização de cirurgias oncológicas na UNACON de Tucuruí para o dia 10/07

 

O governador do Pará Helder Barbalho anunciou durante a solenidade de reinauguração do Hospital Municipal de Breu Branco o atendimento a um dos pontos da pauta apresentado pelo prefeito Artur Brito durante audiência do Governo por Todo o Pará, realizada em Marabá, no dia 04/04/2019. (Relembre a matéria: http://tucurui.pa.gov.br/governo-por-todo-o-para-comitiva-de-tucurui-e-recebida-pelo-governador-helder-barbalho-em-maraba/

Após a reinauguração do Hospital Municipal Inácio Gabriel, em Breu Branco, que recebeu investimentos na ordem de R$ 400 mil oriundos do governo do Pará, o governador Helder Barbalho anunciou que a Secretaria de Saúde do Estado – SESPA terá até o próximo dia 10 de julho para dar início na realização das cirurgias oncológicas na sede da UNACON, localizada dentro do complexo hospitalar do Hospital Regional de Tucuruí.

O pedido foi protocolado pelo prefeito Artur Brito durante audiência com o governador Helder Barbalho, em Marabá, no dia 04/04, durante a realização do Governo por Todo o Pará, na ocasião o prefeito Artur Brito solicitou ao governador a reforma geral do HRT e a o início da realização de cirurgias oncológicas dentro da UNACON, que mesmo com todo o aparelhamento, estava realizando apenas os serviços de radioterapia, ainda dentro da pauta Saúde, o prefeito solicitou a instalação em caráter de urgência do centro de hemodiálise em uma das alas ociosas do Hospital Regional de Tucuruí, “estes pleitos são de vital importância para a manutenção da saúde de nossos pacientes, e hoje fico feliz pelo anúncio do nosso governador Helder Barbalho de atender ao pedido do início das atividades das cirurgias oncológicas na UNACON em Tucuruí”, agradeceu Artur Brito

NOTA DE PESAR – Pelo falecimento do enfermeiro Marcelo Vilela

A Prefeitura de Tucuruí através da Secretaria Municipal de Saúde manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento do Servidor Público Municipal Marcelo Vilela, enfermeiro, lotado na Unidade de Saúde da Bom Jesus, zona rural de Tucuruí.

Nesse momento de dor e tristeza a Prefeitura se solidariza com os familiares, amigos e colegas do servidor pela perda prematura de Marcelo Vilela.

Projeto “Pipa legal, não tem cerol” é lançado em Tucuruí

  

O projeto “Pipa legal, não tem cerol” lançado pela Secretaria Municipal de Apoio a Segurança Pública – SEMASP juntamente com o 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa Civil Municipal,  vai intensificar a conscientização da não utilização de cerol nas linhas das pipas.

Uma força tarefa foi criada e conta com a parceria do Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil Municipal, Secretarias de Educação e Cultura; Apoio a Segurança Pública; Planejamento e Desenvolvimento Econômico; Meio Ambiente e Esporte. Com o objetivo de evitar acidentes principalmente com motociclistas e com crianças que empinam as pipas próximas a rede elétrica, o projeto “pipa legal, não tem cerol”, foi lançado na manhã desta segunda-feira (17), em Tucuruí.

De acordo com os dados estatísticos, as vítimas mais frequentes além dos motociclistas são os ciclistas, aves e até mesmo os pedestres. O coordenador da Defesa Civil do município, Ediney Barbosa e o Major Paulo do Corpo de Bombeiros esclareceram que para a prática de empinar pipas, o adequado á a utilização somente das linhas de algodão, evitando empinar as pipas próximas à rede elétrica ou antenas.

Segundo a secretária Ana Laura (SEMASP), o ideal é utilizar locais abertos como parques, praças, praias ou campo de futebol, mesmo assim, obedecendo todos os cuidados necessários para evitar acidentes.

A ideia é aproveitar as férias escolares para conscientizar as crianças de que empinar pipas com cerol pode causar problemas na rede elétrica e acidentes que podem levar até a morte.

Uma mobilização de todos os parceiros envolvidos no projeto “Pipa legal, não tem cerol” ocorrerá permanentemente, com a realização de panfletagem, orientação diretamente aos alunos em sala de aulas e durante as atividades esportivas no ginásio poliesportivo, com palestras e orientações nas comunidades e nas rodas de jovens e crianças que utilizam as pipas como uma diversão e esporte e principalmente durante o veraneio com a orientação, conscientização e fiscalização pela SEMASP/GAMASP.