Prefeitura Municipal de Tucurui

Restaurantes e lanchonetes terão flexibilização para atendimento interno

Prefeitura republica o Decreto N° 054/2020, de 28 de junho de 2020, que dispõe sobre a reabertura responsável das atividades econômicas do município de Tucuruí, por meio da aplicação de medidas de distanciamento controlado, entre outras ações. De acordo com a republicação, restaurantes e lanchonetes poderão abrir ao público, seguindo vários protocolos de combate e enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19), a partir desta terça-feira (07) até o próximo dia 14 de julho.

Os ambientes deverão atender no período de 11h da manhã às 15h da tarde, para o almoço, e de 19h da noite às 23h para o jantar. O documento recomenda fazer medição da temperatura das pessoas, nas entradas dos estabelecimentos, impedindo o acesso de quem apresentar temperatura acima de 37.8° (trinta e sete ponto oito graus) e demais sintomas da Covid-19.

O salão de atendimento para os clientes deverá passar por reajustes, mantendo a distância de 2 m entre as mesas, limitadas ao número de 4 cadeiras, ocupadas, preferencialmente, pelo mesmo grupo familiar. A mesma distância é recomenda nos balcões, filas e em outros pontos da parte interna dos ambientes. Outra orientação é de não circular (fora das mesas) sem máscaras. Bares, casas noturnas e similares permanecem fechados ao público.

Leia na íntegra as recomendações contidas no Decreto N° 054/2020,

https://drive.google.com/file/d/1EqyfOWW5ZUd1Ul5M6LT3f5Zz6rujJ758/view?usp=sharing

Sistema de Saúde do município possui novo aparelho de Raio-X

A prefeitura de Tucuruí adquiriu novo aparelho de Raio-X. A estrutura, implantada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24H), do bairro Santa Mônica, possui características de última geração, com imagens digitais, que darão mais precisão e qualidade, durante as avaliações médicas. Além disso, poderá ser realizado qualquer tipo de exame, de diferentes partes do corpo do paciente.

“É um grande avanço para todos nós, sabemos da importância que o aparelho trará para o nosso Sistema de Saúde, principalmente sendo este, permanente. Sem dúvidas, um benefício importante para o município, que oferecerá mais qualidade de vida à população”, disse o prefeito Artur Brito.

O equipamento, adquirido com recursos do Ministério da Saúde, por meio de emenda parlamentar, já se encontra em operação e disponível a todos os pacientes da rede de saúde do município. Todavia, de acordo com a Secretaria de Saúde, a Atenção Básica continuará oferecendo o exame, por meio de empresas terceirizadas, em função da grande demanda ocasionada pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), e para diminuir os riscos de contágio.

Prefeitura regulariza moradia a famílias de Tucuruí

Na última sexta-feira (03) a prefeitura de Tucuruí entregou documentação de título de propriedade de área, até então pertencentes à administração municipal, para 18 famílias, que residiam em casas sem a devida regularização. Elas estiveram no gabinete do prefeito, Artur Brito, onde receberam das mãos do gestor o documento que garantirá a moradia legal.

Para a dona de casa Nazaré Campos, moradora do bairro Santa Mônica, a documentação é uma conquista: “Hoje adquiri o documento da minha casa e isso é uma grande vitória. Agora, posso dizer que a casa é de toda a minha família. Nos sentimos mais valorizados”.

O processo de regularização de áreas é feito a partir de alguns passos , como explica o representante do Departamento de Regularização Fundiária, da Secretaria Municipal de Obras, Habitação e Urbanismo, Édpo Gonçalves

“O primeiro passo é avaliar se a área de moradia é passível de titulação ou não. Sendo passível, a pessoa precisa procurar pelo setor de Regularização, com documentação pessoal, taxas tributárias, além da topografia do terreno, que será encaminhado à procuradoria jurídica da secretaria”.

Ainda, segundo ele, “Após o processo jurídico, será criado um projeto de lei, e submetido à Câmara Municipal, para aprovação, e posteriormente sancionado pelo prefeito. O processo retorna a secretaria, onde é feito o documento para a entrega”.

Para a solicitação do título de propriedade, a pessoa deve se dirigir ao Departamento de Regularização Fundiária, vinculado à Secretaria de Obras, de segunda a sexta-feira, das 8h da manhã às 18h.

Comércio não essencial de Tucuruí retorna nesta segunda-feira 29

O Decreto Nº 054/2020, de 28 de junho de 2020, dispõe sobre o retorno das atividades comercias não essenciais, até o próximo dia 14 de julho de 2020. Salões de beleza, lojas, academias e similares, poderão reabrir durante esse período, mas sem esquecer das medidas de prevenção, enfrentamento e combate ao Coronavírus ( Covid-19).

O documento ressalta que a população de Tucuruí precisa se adequar ao “Novo Normal”, ou seja, mesmo com o retorno do comércio não essencial, a conscientização ainda é importante no dia-a-dia de cada um, como forma de prevenção ao Coronavírus. População, comerciantes e comerciários devem continuar seguindo as orientações, optando pelo atendimento em delivery, sempre que possível, e evitando a circulação desnecessário nas ruas.

Umas das considerações contidas no novo Decreto, para a reabertura do comércio, diz respeito a estrutura do Sistema de Saúde do município, que possui capacidade para atender e tratar os casos leves a moderados da Covid-19, nas unidades de referência, concentrados na Escola Ana Pontes Francez, Jardim Marilucy, e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24H), Santa Mônica.

Leia na íntegra o Decreto Nº 054/2020

https://drive.google.com/file/d/1bJf8lpGTmNwqjfw6Sgb81J2dUFm6gm3h/view?usp=sharing

Governo do Estado lança o Programa Enem Pará

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Tecnológica (SECTET), lançará nesta segunda-feira (29), às 17h, o programa ENEM PARÁ, que tem como objetivo oferecer aos alunos da rede pública de ensino, afetados pela suspensão das aulas, em virtude da pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus (Covid-19), a possibilidade de se preparem para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, que até o momento seguem sem datas definidas.

A prefeitura de Tucuruí assumiu o compromisso com a SECTET na divulgação do programa, para que os alunos do município possam ser contemplados. A plataforma digital e online oferecerá ao aluno mais de 1.000 (mil) vídeo aulas exclusivas, além de leituras, simulados e exercícios que serão corrigidos individualmente.

Para ter acesso aos conteúdos que serão oferecidos, o aluno deverá realizar a sua inscrição pelo endereço: www.enempara.com . Após o preenchimento, será enviado por e-mail, instruções para acessar o ambiente de aulas com conta de e-mail personalizada e senha. Por isso, fique atento à escrita correta de seu endereço de e-mail para contato posterior.

A live de lançamento do programa ENEM PARÁ será transmitida no endereço: gg.gg/liveenempara

NOTA DE ALTERÇÃO NO DECRETO N° 051/2020

A prefeitura de Tucuruí altera os Art.7° e 15 do Decreto N° 051/2020, de 22 de junho de 2020, que dispõe sobre a suspensão dos atendimentos presencias, dos serviços e das atividades não essenciais, no período de 23 a 29 de junho de 2020, no território do município de Tucuruí, visando a contenção do avanço descontrolado da pandemia do Coronavírus (Covid-19).

De acordo com a alteração no Art.7°, todos os estabelecimentos comerciais deverão estabelecer o horário das 7h00 às 10h00, de segunda-feira a sábado, para atendimento da população com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, grávidas ou lactantes e portadores de Cardiopatias graves ou descompesados (asma moderada/grave, isquêmica), Pneumonias, imunodeprimidos, doenças renais crônicas diabéticos, entre outras comorbidades.

Ao Art.15, os horários de funcionamento dos estabelecimentos e segmentos econômicos e socais autorizados ao atendimento ao público, com as restrições previstas no Decreto N° 51/2020 e em outras normas aplicáveis, deverá ocorrer entre os horários de 06h00 e 20h00.

Leia na íntegra as alterações:

http://tucurui.pa.gov.br/wp-content/uploads/2020/06/Minuta-Decreto-053-2020-Alteracao-nos-artigos-7º-e-15-do-decreto-nº-51-AA.pdf

Deputado Estadual Fábio Freitas elogia Sistema de Saúde do município

Nesta sexta-feira (26) , Tucuruí recebeu a visita do Deputado Estadual Fábio Freitas. O motivo da vinda do político à cidade foi para conhecer as ações de prevenção e combate ao Coronavírus (Covid-19) na região .O Deputado foi recebido pelo prefeito Artur Brito, e pelo secretário de Saúde, Rondinelle Pires. Na ocasião, ele visitou as unidades de referência no atendimento e tratamento de pacientes com a Covid-19, a Escola Ana Pontes Francez e a UPA 24 H, do bairro Santa Mônica, e elogiou o Sistema de Saúde do município.

“Encontrei aqui muita dedicação dos profissionais de saúde em relação aos pacientes com Coronavírus. O município está de parabéns. Coloco-me a disposição para contribui e somar forças nessa batalha, para que mais vidas sejam salvas”, disse o Deputado Estadual Fábio Freitas.

Modernização no Sistema de Saúde

A prefeitura de Tucuruí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMAS), iniciará o processo de modernização no atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. A adequação segue as recomendações do Ministério da Saúde, que orienta às UBS a trabalharem com o Prontuário Eletrônico do Cidadão, com o objetivo de dinamizar os serviços, reduzir o consumo de papéis e para o melhor armazenamento de dados.

Para a implantação do novo formato, foi necessário à aquisição de novos computadores, que serão distribuídos entre as UBS da cidade. Nesta quinta-feira (25) a SEMAS recebeu parte do material, para a fase inicial do processo, que terá mais duas etapas, com a chegada dos demais computadores.

As Unidades dos bairros Jardim Marilucy e São Francisco já atendem, por meio do sistema.

Informe Epidemiológico

A prefeitura de Tucuruí, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, divulga o primeiro Informe Epidemiológico sobre a situação do município em relação ao Coronavírus (Covid-19). O material apresenta dados, por meio de gráficos, durante o período de 8 de março a 25 junho de 2020, a respeito dos casos confirmados dentro e fora do município, bem como os óbitos, curva de crescimento, entre outras informações.

O material está disponível no link http://tucurui.pa.gov.br/wp-content/uploads/2020/06/GRAFICO-COVID-25-06-2020-1.pdf

Obras no Aeroporto Regional de Tucuruí seguem

A prefeitura de Tucuruí, por meio da Secretaria Municipal de Obras, intensifica a reforma do Aeroporto Regional do município. Os trabalhos haviam sido reduzidos, em função da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), que atrasou o prazo inicial de entrega, previsto para maio de 2020. No entanto, com o avanço das obras, a previsão de entrega do prédio ocorrerá ainda no início do segundo semestre deste ano.

“Estamos felizes com o resultado da reforma, que mesmo com a pandemia, conseguimos avançar. Em breve, o espaço será entregue à população, que terá mais uma alternativa de transporte, além de trazer mais desenvolvimento ao município”, disse o prefeito de Tucuruí Artur Brito.

Além do prédio de embarque e desembarque, a pista de pouso e decolagem passará por revitalização, seguindo os critérios da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support