A Prefeitura de Tucuruí por meio da Secretaria de Obras, Urbanismo e Habitação, está realizando a limpeza e alargamento dos canais dos igarapés Santos e Santana. O objetivo é prevenir alagamentos e evitar transtornos para a população durante o período chuvoso.

A limpeza está sendo feita com base no levantamento técnico da secretaria e os serviços contemplam ainda a avaliação da estrutura formada por galerias, para prevenir desabamentos além de problemas de erosão nas encostas dos igarapés.

O serviço de limpeza dos Igarapés e córregos que cortam a cidade foi iniciado este mês de outubro e vai contemplar todos os bairros que são impactados.

O cronograma da secretaria contempla inicialmente bairros como Paravoá, Santa Isabel, Centro, Pimental, Getat e Beira Rio com os serviços de limpeza, manutenção nos sistemas de drenagem de águas pluviais por meio da utilização de escavadeira hidráulica, retroescavadeira e caminhão basculante. Além disso, as equipes da Prefeitura farão o roço das matas ciliares no entono dos igarapés e canais.

Somando ao serviço essencial, se faz necessário que a população não volte a depositar lixo nos igarapés e córregos, pois o lixo acumulado aumenta o índice de alagamentos.