Gestores da Região do Lago serão chamados para firmar apoio

Nesta quarta-feira, 1° de abril, o Gabinete de Gestão de Situação Emergencial formado pelo prefeito Artur Brito e autoridades locais de Tucuruí, a partir do Decreto N° 012/2020 e ratificado no Decreto de N° 016/2020, mantiveram a agenda intensiva de reuniões, no Ginásio Poliesportivo, para novas medidas de prevenção ao Coronavírus (Covid-19) no município.

Na ocasião, decidiu-se que é de extrema urgência convocar para diálogo os demais prefeitos da Região do Lago (Breu Branco, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Novo Repartimento e Nova Ipixuna), para que possam somar forças neste momento. A reunião está prevista para ocorrer nesta quinta-feira (2).

“Nessa reunião faremos um documento com uma representatividade política maior, para conversamos com o Governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, para que Tucuruí possa ter medidas mais efetivas e rápidas em relação ao combate do Coronavírus, pois, temos o Hospital Regional, que é responsável por atender pacientes de toda a Região do Lago”, explicou o prefeito Artur Brito.

Outro ponto discutido pelos integrantes do Gabinete de Gestão é a possibilidade de um local que possa agregar os profissionais da saúde que estão atuando nas ações de prevenção à doença. Foi encaminhado um ofício ao diretor da Eletronorte do município, solicitando que o mesmo possa ceder, pelo período de 90 dias, instalações internas do CRT Hotel para esses profissionais e outros que poderão vir dos municípios que compõem a Região do Lago para dá apoio.

“Esse suporte é fundamental para que médicos e enfermeiros evitem o contato direto com seus amigos e familiares, pois atenderão possíveis pacientes suspeitos de Coronavírus”, disse a Coordenadora da Vigilância Sanitária de Tucuruí Devanilda Ranieri.

A última pauta ocorreu no final da tarde, com representantes das agências bancárias da cidade. Eles foram orientados sobre as especificidades nos atendimentos, tais como, a higienização dos clientes e funcionários, evitar aglomerações na parte interna e externa das agências, entre outras recomendações. Tucuruí segue com um caso de Coranavírus, confirmado na última quarta-feira (31).