A Prefeitura de Tucuruí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, criou um Sistema Informatizado com o objetivo de monitorar os viajantes intermunicipais e interestaduais que entraram na cidade. O espaço também fornece informações sobre o Coronavírus (Covid-19) à população e está disponível no site e aplicativo oficial da prefeitura para acesso e download.

“A proposta do sistema surgiu no sentido de criar mais uma ferramenta para auxiliar o cidadão de Tucuruí, no que tange a disponibilização de informações verdadeiras sobre o Coronavírus, para evitar a circulação de informações falsas. No Sistema, publicamos conteúdos extraídos diretamente do site do Ministério da Saúde”, explica o Enfermeiro da Vigilância em Saúde de Tucuruí e criador do sistema, Leandro Costa.

O trajeto para o monitoramento dos viajantes funciona da seguinte forma: Ao ser abordado nas barreiras sanitárias, implantadas nas entradas da cidade, o profissional orienta a pessoa e coleta seus dados pessoais, como o nome completo e telefones para ligação ou whatsapp. Em seguida, as informações são repassadas ao setor de Monitoramento da Vigilância em Saúde, responsável por entrar em contato com as pessoas, orientando-as a preencherem um formulário disponível no sistema.

“O preenchimento desse formulário irá ajudar a vigilância a monitorar os viajantes durante o período recomendado de quarentena, que é de 14 dias. Se durante esse período houver algum tipo de patologia apresentada por ele, saberemos por meio das respostas que irão nos fornecer, a cada 48 horas. Se os sintomas se enquadrarem aos do Coronavírus, comunicamos as autoridades para que possamos tomar as providências certas”, finaliza Leandro.

No período de 21 de março a 23 de abril de 2020, 1.020 viajantes foram contabilizados pelo sistema. 14 viajantes internacionais; 166 interestaduais; 798 intermunicipais; 628 monitorados pelo Whatsapp; 419 responderam ao formulário; 224 sem Whatsapp.

A Vigilância em Saúde disponibiliza os seguintes números para os viajantes entrarem em contato por ligação ou via mensagem pelo Whatsapp: (94) 98116-2266 / 98137- 2125 , respectivamente.

Acesse o sistema de monitoramento: https://dzsjq.glideapp.io/ ou baixe o aplicativo da prefeitura: https://play.google.com/store/apps/details?id=io.pmt.tucurui