Depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, correspondendo por 28% dos casos novos a cada ano. Os dados são do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Ainda de acordo com o instituto, a estimativa é que a cada ano mais de 57 mil pessoas tenham o câncer. No país, por ano, são registrados mais de dois milhões de casos.

Por isso, o mês de outubro é dedicado ao combate dos cânceres de mama e colo de útero. A Prefeitura de Tucuruí, por meio da Secretaria de Saúde realizará durante todo este mês a programação alusiva ao Outubro Rosa, onde serão realizadas várias ações que tem como intuito alertar a população sobre a importância do combate e da prevenção aos cânceres.

Com o tema “Mulher, um toque transforma sua vida”, a campanha Outubro Rosa foca na conscientização. De acordo com o secretário de Saúde, Fábio Ulisses, é importante o diagnóstico precoce do câncer e durante todo o mês, a Prefeitura vai disponibilizar para a comunidade, 700 exames de mamografia.

O secretário orienta que é preciso incentivar a realizar o autoexame e ir às consultas de rotina. “É importante fazermos ações para incentivar às mulheres a realizarem esses exames, pois, quanto antes o câncer for descoberto, maior é a chance de cura”, explica o secretário.

O coordenador de Atenção Básica do município, Denílson Aguiar, explica que os exames preventivos podem ser feitos em qualquer Unidade de Saúde da cidade. “O exame preventivo é realizado em qualquer posto de saúde durante todo o ano. Então as mulheres podem procurar as Unidades de Saúde”, orienta.

O movimento internacional “Outubro Rosa” ocorre todos os anos em vários países e tem como principal objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Em geral, as mulheres e homens vestem roupas e acessórios na cor rosa e monumentos públicos e turísticos são iluminados para abraçar a campanha.

Exames de prevenção

Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

Durante o autoexame, é possível verificar se há indício de alguns dos sintomas, como presença de caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); e pequenos nódulos localizados embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.

Para fazer o exame de prevenção ao câncer de mama no Pará, a mulher deve primeiramente procurar a Unidade de Saúde mais próxima de casa para que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres em todas as faixas etárias. A recomendação, por parte dos médicos, é que a avaliação seja feita antes dos 35 anos somente em casos específicos.

Para mulheres entre 50 e 69 anos, a indicação do Ministério da Saúde é que a mamografia de rastreamento seja realizada a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.

Dia 5.10 – Sexta-feira

Abertura da Campanha com Caminhada a partir das 16h

Concentração em frente ao Posto Cidade Luz com deslocamento até a Praça do Rotary