O prefeito Artur Brito acompanhado do secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico Hernandes Vaz; da secretaria adjunta de Assistência Social Michele Rodrigues e da diretora do Departamento de Relações Comunitárias Mary Leal, reuniram com as lideranças das ilhas da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, na oportunidade a senhora Risonete Louzada esclareceu que do total dos 1.371 moradores cadastrados para o recebimento das placas solares, garantindo assim energia elétrica para suas residências, apenas 650 famílias foram identificadas pela equipe de instalação da empresa Ceneged contratada pela Rede Celpa para a instalação do benefício aos moradores das ilhas.

Uma luta de anos, que agora esbarra na impossibilidade de que os moradores cadastrados recebam a instalação dos equipamentos de energia solar, por ausência de localização.

O prefeito Artur Brito designou um reforço da equipe da prefeitura que fez parte do cadastro inicial, para que juntamente com a Secretaria de Assistência Social, realizem o acompanhamento e a identificação das famílias em visita a todas as localidades nas ilhas, para que recebam a instalação de uma energia opcional tão esperada.

Segundo Felipe Ribeiro, coordenador da empresa Ceneged, todas as metas estão sendo alcançadas, “já identificamos 650 famílias, e instalamos 100 placas solares, agora vamos com este apoio da prefeitura em busca das 721 famílias restantes, e paralelo a esta identificação vamos dar continuidade na instalação da energia solar em cada ponto residencial nas ilhas de Tucuruí”.

Risonete Louzada foi incisiva, “vamos trabalhar incansavelmente para que todos os nossos moradores cadastrados recebam seu benefício, que foi uma luta árdua, e que agora tem que ser concretizada”.

O prefeito Artur Brito reafirmou que a prefeitura não vai medir esforços para a conclusão total deste programa, “sempre trabalhamos para que nossos irmãos moradores das ilhas recebesse uma energia firme através de cabeamento aéreo ou subaquático, mais por hora, através deste programa da Rede Celpa disponibilizaremos toda a estrutura necessária para que sejam instaladas estas placas solares a todos os cadastrados, assim nossa população das ilhas vão ter energia, podendo viver com um maior conforto e comodidade”, afirmou o prefeito.