Prefeitura orienta sobre a importância do aleitamento materno

206
Mães atendidas pela Unidade de Saúde do bairro Santa Mônica participaram de uma roda de conversa que enfatizou a importância do aleitamento materno

O leite materno é o melhor alimento que um bebê pode receber nos seus primeiros anos de vida, sendo indicado até dois anos ou mais e por isso, agosto foi escolhido como o mês do aleitamento materno. Com o intuito de reforçar o ato de amamentar e chamar a atenção para os benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê, a Prefeitura de Tucuruí, por meio da Secretaria de Saúde está promovendo em todas as Unidades de Saúde uma programação alusiva a Semana Mundial do Aleitamento Materno.

Iniciado em 1 de agosto, durante todo o mês, os profissionais de saúde irão lembrar a comunidade sobre a importância do aleitamento materno e seus benefícios. Durante o Agosto Dourado a Prefeitura reforça que o ato de amamentar traz benefícios para a mãe e para o bebe que perduram até a vida adulta da crianças, reduzindo riscos de muitas doença.

Participantes da roda de conversa agora sabem que amamentar traz benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê

Essas informações quanto aos benefícios estão sendo repassadas para as mães e futuras mamães usuárias da saúde pública de Tucuruí. Ontem (9) as mamães atendidas pela Unidade de Saúde do bairro Santa Mônica participaram de uma roda de conversa que enfatizou a importância do aleitamento materno, a boa pega dos bebês e a amamentação exclusiva durante os 6 primeiros meses.

Conforme Maria dos Reis Silva, enfermeira obstétrica e dola, a amamentação correta reduz os riscos do bebê contrair doenças futuras. “Pela superioridade orgânica, o leite materno se torna a melhor opção por ser de melhor digestibilidade, sendo o alimento mais completo para promover o crescimento e desenvolvimento infantil. Crianças amamentadas também estão mais protegidas contra doenças infecciosas”, acrescenta a enfermeira.

A enfermeira e dola Maria dos Reis Silva, orienta sobre os benefícios da amamentação

Benefícios do Aleitamento Materno

O aleitamento materno exclusivo, ou seja, sem outras fontes de líquidos ou sólidos, contém todos os nutrientes essenciais para o crescimento e o desenvolvimento da criança até os seis meses de vida.  E como complemento, ele continua sendo uma importante fonte de nutrientes até o segundo ano de vida ou mais.

Iniciar alimentos complementares antes de seis meses de idade não é recomendado, pois pode causar prejuízos à saúde da criança e da mãe.

O leite materno pode melhorar a resistência da criança e evitar infecções respiratórias, reduzir riscos de alergias e doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão, obesidade e dislipidemia. Além disso, há evidencias científicas que comprovam a contribuição no melhor desenvolvimento cognitivo e emocional da criança.

Agosto Dourado

O mês do aleitamento materno tem o intuito de reforçar que o ato de amamentar traz benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê, e que estes benefícios perduram até a vida adulta da criança, reduzindo riscos de muitas doenças.

Uma grande programação está sendo organizada e deve acontecer no final do mês. Uma grande ação no Hospital Municipal de Tucuruí marcará o término da campanha de estímulo ao aleitamento materno.

Reportagem – Matheus Vale

Redação final – Denis Aragão