Representantes de sete municípios da região do Lago de Tucuruí estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira (17) para discutir e definir a criação de uma rota turística futura para a região. O encontro, que é mais um passo para que seja fomentado o turismo em Tucuruí e na região ocorreu na sala de reuniões da Associação Comercial e Industrial de Tucuruí (Acit) e é um iniciativa do Departamento de Turismo, que compõe a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico.

O secretário de Governo, Roberval Marcos Rodrigues, e a diretora do Departamento de Turismo, Michele Van Der Lan, conduziram o encontro. A reunião contou com a presença de representantes das prefeituras de Tucuruí, Breu Branco, Novo Repartimento, Jacundá, Goianésia do Pará, Nova Ipixuna e Itupiranga.

Conforme explica Michele, o objetivo das discussões é articular, em âmbito regional e dentro das políticas públicas para o turismo no Estado, a formação de uma Instância de Governança Regional Turística do Lago de Tucuruí.

Essa organização servirá para que, futuramente, esses municípios se organizem e se mantenham dentro do mapa turístico do Estado com uma classificação suficiente para que seja possível criar uma futura rota turística para o Lago de Tucuruí.

Essa rota será composta pelos municípios do Polo Araguaia-Tocantins, dando foco aos municípios da região de influência do Lago, mais Cametá, Baião e Tailândia.

Zuraia Dutra, secretária de Cultura, Esporte e Turismo de Breu Branco, explica que o fortalecimento e a união entre os municípios, e em especial Breu Branco e Tucuruí, vai agregar valor socioeconômico para todos na região. “Não dispomos em Breu Branco de infraestrutura para o turismo, mas temos as atrações, sobretudo, naturais como igarapés e praias. Com essa união, podemos dar um salto de qualidade e realizar o sonho que é termos um polo de turismo”, avalia.