Com o avanço da pandemia provocada pelo novo Coronavírus (Covid-19), a nível nacional e internacional, o Ministério da Saúde (MS) enviará, gradualmente, aos estados do território brasileiro, testes rápidos para profissionais de saúde, segurança e para pessoas com diagnóstico de Síndrome Gripal (SG) que residam no mesmo domicílio de um profissional de saúde ou segurança em atividade. As Secretarias estaduais serão responsáveis pela distribuição entre os municípios.

A Secretaria de Saúde do Estado do Pará (SESPA) enviou às secretarias de Saúde uma Nota Técnica informando sobre o apoio. Na texto, o MS explica a importância dos testes rápidos aos profissionais que estão na linha de frente do combate à Covid-19. “a constatação de casos entre profissionais de saúde é uma das maiores preocupações da resposta à emergência e um dos eixos centrais da cadeia de resposta, além da capacidade laboratorial ainda ser insuficiente para dar resposta a essa fase da epidemia.” diz a Nota.

Ainda, o texto diz que a distribuição dos kits seguirá alguns critérios, tais quais: Número de casos confirmados do Estado; Tipologia do município segundo o IBGE; Total de profissionais de saúde; Total de profissionais de segurança pública.

Os profissionais de saúde e segurança ou as pessoas sintomáticas que residam no mesmo domicílio desses profissionais deverão procurar os serviços de saúde idenficando-se como grupo recomendado para realização do teste. Informações sobre quando os testes serão disponibilizados ainda não foram divulagadas.

fonte: Equipe da Divisão de Vigilânica Epidemiológica/DEPI/DVS e CIEVS/PA