Projeto lançado nesta sexta-feira (8) quer coibir a ação de bandidos nas zonas próximas às escolas, dando mais proteção e segurança aos estudantes e professores

Foi lançado na manhã desta sexta-feira (8) o projeto Ronda nas Escolas. A cerimônia de apresentação do projeto e do efetivo aconteceu na sede da Secretaria de Apoio à Segurança Pública e contou com a presença de autoridade e da sociedade civil.

O programa tem como objetivo prevenir atos ilícitos no interior e nas proximidades das escolas municipais e estaduais no município. Por meio da Ronda Escolar, a Prefeitura de Tucuruí pretende auxiliar as polícias Civil e Militar atuando na prevenção e coibição de ilícitos o que vai impactar de forma positiva a redução da violência escolar, além de conseguir inibir o tráfico dentro das escolas.

A intenção é dar mais proteção e segurança aos estudantes e professores do município visando coibir a ação de bandidos nas zonas próximas às escolas, explica o prefeito Artur Brito. “Este projeto já estava há algum tempo sendo planejado pela administração e agora, a Guarda Municipal vai atuar na prevenção direta dos nossos alunos. Contamos também com o apoio da população para fomentar uma maior segurança para todos”, acrescenta o prefeito.

O projeto será realizado por meio de rondas Ostensivas Periódicas, que são rondas externas e internas nas mediações de cada escola, no intuito de inibir atos ilícitos e a presença de suspeitos que não frequentam o ambiente escolar.

Edilson Braga Júnior, secretário de Apoio à Segurança Pública, diz que é um passo muito importante já que a guada municipal vai atuar ainda com patrulheiros motorizados que farão a presença ostensiva. “Queremos que esta juventude se aproxime dos agentes e que tenham a consciência que a criminalidade e as drogas só vai prejudicar a vida delas. A segurança não é responsabilidade somente das polícias Civil e Militar e com a Ronda, estamos dando uma resposta para a população de que estamos empenhados e dar segurança à comunidade”, declara o secretário.

A ação que inicia seu desenvolvimento é de extrema importância social que vai contribuir para a redução da violência além de aumentar a confiabilidade dos alunos com a polícia e os agentes de segurança. O projeto também quer ajudar os adolescentes a compreenderem o mal dos entorpecentes.

O Prefeito Artur Brito também aproveitou a oportunidade para dar a notícia que a legalização da Guarda Civil Municipal também é fará parte do projeto de proporcionar mais segurança para a população de Tucuruí. “Em breve, faremos a solicitado da implantação da Guarda Municipal, via Projeto de Lei e posterior concurso público. A Prefeitura já está com o projeto em fase final e muito em breve Tucuruí terá sua guarda municipal efetivada e adequada à lei”, enfatiza o prefeito.

Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Tucuruí