COMO FICAM OS CONTEÚDOS DE REGIONIAS ENSINO COM A BNCC?

A versão final da BNCC prevê a chamada “base diferencial” que determina a cada Secretaria do Estado e Secretarias Municipais de Educação a inclusão de conteúdos específicos como a História e a Geografia da região ou tradições específicas daquele estado. A idéia é unificar os conteúdos básicos que correspondem ao currículo mínimo da escola sem perder a vista os ensinamentos e tradições da região. As escolas poderão acrescentar ao seu Projeto Político Pedagógico (PPP) o que for caracterictico de cada comunidade, sem deixar de lado os direitos dos alunos previstos.

COMO A BASE ESTÁ ESTRUTURADA

A Base deverá nortear a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares de todo o Brasil, indicando as competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade.
O documento está estruturado em:
Textos introdutórios (geral, por etapa e por área);
Competências gerais que os alunos devem desenvolver ao longo de todas as etapas da Educação Básica;
Competências específicas de cada área do conhecimento e dos componentes curriculares;
Direitos de Aprendizagem ou Habilidades relativas a diversos objetos de conhecimento (conteúdos, conceitos e processos) que os alunos devem desenvolver em cada etapa da Educação Básica — da Educação Infantil ao Ensino Médio.