O que é BNCC?

Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras públicas e particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio para garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes.

BNCC PARA NAVEGAÇÃO

Conheça a base navegando pelo documento

BNCC EM PDF

Leia ou faça download do documento completo


BNCC EM PLANILHA

Selecione os dados desejados e edite sua planilha

O CURRÍCULO DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TUCURUÍ: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA

Os avanços educacionais, em sua maioria, são fruto de um debate coletivo e de uma construção democrática. Portanto, pensar educação de qualidade e de direito pressupõe dar voz e vez à pluralidade de ideias. Nesse sentido, e em conformidade com as próprias premissas da BNCC entende-se ser importante a elaboração de um currículo e de uma matriz que considere e reflita um amplo debate dos envolvidos no processo educaciona . Para subsidiar o debate que pretendemos tratar em consulta pública sobre a Construção do Curriculo da Educação de Tucuruí, apresentamos aguns questionamentos que permeiam a BNCC

A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR É CURRICULO?

A Base Nacional Comum Curricular não é currículo. A Base e os currículos são documentos com finalidades diferentes. A Base apresenta os conhecimentos fundamentais que se espera que o estudante aprenda em cada ano da Educação Básica. Já o currículo se configura como o percurso que cada instituição educacional estabelecerá para desenvolver as competências e habilidades propostas pela BNCC

A BNCC, portanto, não é um currículo em si, mas parte dele. Ou seja, a sua finalidade é orientar a construção dos referenciais curriculares e dos projetos políticos-pedagógicos das escolas, à medida que estabelece as competências e habilidades que serão desenvolvidas pelos alunos ano a ano. “De maneira simples, é possível afirmar que a Base indica o ponto aonde se quer chegar. O currículo traça o caminho até lá.” (BNCC, 2017).

A BNCC e os currículos se identificam na comunhão de princípios e valores que, como já mencionado, orientam a Lei de Diretrizes e Base (doravante LDB) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (doravante DCN). Dessa maneira, reconhecem que a educação tem um compromisso com a formação e o desenvolvimento humano global, em suas dimensões intelectual, física, afetiva, social, ética, moral e simbólico.
Dessa forma, com vistas no que orienta a BNCC, a Secretaria Municipal de Educação de Tucuruí, juntamente com as escolas públicas buscam preservar a autonomia da rede de ensino de do Município ao adequar os currículos, respeitando a diversidade e as particularidades de cada contexto educacional, com reflexos reais nos projetos pedagógicos peculiares a cada unidade de ensino.