De 11 a 22 de setembro, a Prefeitura de Tucuruí realizará a Campanha de Multivacinação para Crianças e Adolescentes. Realizada nacionalmente pelo Ministério da Saúde, e em Tucuruí pela Secretaria Municipal de Saúde, a campanha tem como objetivo, além de vacinar e imunizar a população, resgatar os não vacinados ou completar o esquema de vacinação, visando atualizar as cadernetas vacinais. Durante a Campanha voltada para a complementação do esquema vacinal, acontecerá o Dia da Mobilização Nacional, no dia 16.

Genislane Ferreira, coordenadora de Imunização, explica que a intenção da Secretaria é resgatar a população não vacinada ou que estejam com o esquema de vacinação incompletos. A meta é melhorar a cobertura vacinal para manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis como febre amarela, hepatites, poliomielite, gripe, dentre outras. “Estaremos atualizando o cartão vacinal com todas as vacinas ofertada pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). É fundamental que toda a população alvo compareça às Unidades de Saúde do município com suas cadernetas de vacinação. Nossos profissionais de saúde vão avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas para completar o esquema vacinal”, explica a coordenadora.

Dia D

No dia 16 de setembro, todos os postos de vacinação do município estarão abertos para o dia “D” de Multivacinação, com intuito de resgatar os não vacinados ou completar esquema de vacinação, visando atualizar as cadernetas vacinais.

O objetivo é atualizar a situação vacinal da população de crianças e adolescente menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias).

O  Calendário Nacional de Vacinação dispõe de 14 vacinas para as crianças (BCG, Pentavalente, Poliomielite oral e Inativada, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C, Febre amarela, Rotavírus, Hepatite B, Tríplice Bacteriana, Dupla adulto, Tríplice Viral, Tetra viral e Hepatite A) e cinco para os adolescentes (Hepatite B, HPV, Tríplice Viral, Dupla adulto e Meningocócica C).

Para se vacinar, os menores devem estar acompanhados dos responsáveis e portando o cartão de vacina e o cartão do SUS.

Com a campanha serão atualizadas 14 vacinas nesses públicos. “Isso servirá para reduzir o número de não vacinados e aumentar a cobertura vacinal nas crianças e adolescentes”, completou Genislane.

Todas as vacinas estão disponíveis de forma gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS).