Treinamento é extremamente importante para que os gestores e servidores possam aplicar recursos e trabalhar de maneira correta (Fotos: Marcos Medeiros/Ascom Pref,Tucuruí)

Treinamento é importante para que gestores e servidores possam aplicar recursos e trabalhar de maneira correta.

Começou hoje (12) a capacitação que o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA) está promovendo para os prefeitos, vereadores e membros do executivo e do legislativo dos municípios da região Lago de Tucuruí. Até a próxima sexta-feira (15), acontecem círculos de palestras do projeto CAPACITação no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPA).

Conforme Cezar Colares, conselheiro do TCM-Pa, o objetivo do treinamento é orientar prefeitos, presidentes de câmaras, secretários e outros ordenadores de despesas municipais para a correta aplicação de recursos públicos e maior transparência de gestão.

A intenção do TCM é sanar as principais falhas detectadas nas prestações de contas, entre eles, o Sistema de Processo Eletrônico, conhecido como SPE, e o Mural de Licitações. A ouvidoria, uma importante ferramenta de comunicação direta com a sociedade, é outro tema explicado também aos participantes e estimula o controle social.

O prefeito Artur Brito diz que o treinamento é extremamente importante para que os gestores e servidores possam aplicar recursos e trabalhar de maneira correta, o que garante maior transparência de gestão.

Participaram da mesa de abertura do projeto CAPACITação na região Lago do Tucuruí, os conselheiros do TCM-PA, Cezar Colares e Antonio José Guimarães; Diretora executiva ECPCIR, Rosângela Quadros; Prefeito de Tucuruí, Artur Brito; Diretor do IFPA Polo-Tucuruí, professor Anderson Barbosa e o Presidente da câmara de Tucuruí, vereador Benedito Couto. O projeto conta com aproximadamente 220 participantes, entre prefeitos, presidentes de câmara e servidores que participaram da abertura e da primeira palestra nesta rodada, “Função Fiscalizadora do TCM-PA”, ministrada pelo diretor jurídico adjunto, Thiago Palheta.

Delegações de sete municípios da região serão atendidos nesta rodada do projeto CAPACITação. Prefeitos, vereadores e colaboradores do executivo e legislativo de Breu Branco, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento e Tucuruí participam de três dias de palestras e cursos onde serão abordados a função fiscalizadora do TCM-PA além de sanar dúvidas relacionadas as principais falhas detectadas nas prestações de conta.

O CAPACITação tem parceria com a Assembleia Legislativa (ALEPA), Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPCM-PA) e Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Por Denis Aragão

Fotos Marcos Medeiros