Candidatos do Enem de Tucuruí terão gratuidade nos ônibus no próximo domingo

446

Os candidatos que farão a prova do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), em Tucuruí, no próximo domingo, 10, terão gratuidade na passagem entre o seu local de moradia e o ponto das provas. A medida foi anunciada pelo Governo do Estado do Pará, na tarde desta quarta-feira, 6, após acordo realizado com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belém (SetransBel), entrando em vigor às zero hora de domingo (10) e se estendendo até às 23horas e 59 minutos do mesmo dia.

 

A gratuidade é para o sistema de bilhetagem eletrônica “Passe Fácil”. Belém, Marabá, Santarém e Tucuruí são as primeiras cidades beneficiadas com a medida do Governo do Estado, mas até o final de semana, outra lista com municípios contemplados deverá ser publicada.

 

Em Tucuruí, o secretário municipal de Educação Ruberval Marco, disse que a gratuidade vai beneficiar aproximadamente 4.200 candidatos, que farão as provas em oito locais da cidade. A passagem de ônibus em Tucuruí custa R$ 3,90 e a gratuidade representa uma economia para os candidatos. Para ter direito ao benefício basta o candidato apresentar seu cartão “Passe Fácil Estudantil”, o comprovante de inscrição do exame e a identidade.

 

Em Belém 94.978 mil estudantes têm o cartão ativo no sistema da Região Metropolitana da capital e com dois mil ônibus operando no sistema de transporte de passageiros.

 

No próximo domingo (10) será realizada a segunda prova do ENEM com cinco horas de duração para responder 45 questões de matemática e suas tecnologias e 45 questões de Ciências da Natureza e suas tecnologias. A primeira prova foi realizada no domingo passado, dia 3, com cinco horas e meia de duração com 45 questões objetivas de Ciências Humanas, 45 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além da redação com o tema “Democratização do Acesso ao Cinema no Brasil”.

 

O gabarito oficial para fins pedagógicos será publicado no dia 13 de novembro. Já o resultado do Enem 2019 está previsto para janeiro de 2020.

 

O Instituto Nacional de Estatísticas e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), realizador do ENEM, recomenda que os estudantes cheguem ao local do exame com antecedência de uma hora. Os portões se abrirão ao meio-dia (12h), pelo horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h. Em 2019, não há horário de verão.

 

 

 

SERVIÇOS ENEM 2019

 

 

 

O que é obrigatório levar para a prova do Enem

 

caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente;

documento oficial com foto

O que é aconselhável levar para a prova

Cartão de Confirmação de Inscrição;

Declaração de Comparecimento impressa (caso precise do documento).

 

O que é proibido

borracha;

corretivo;

chave com alarme;

artigo de chapelaria;

impressos e anotações;

lápis;

lapiseira;

livros;

manuais;

régua;

óculos escuros;

caneta de material não transparente;

dispositivos eletrônicos (wearable tech, calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, iPods, gravadores, pen drive, mp3, relógio, alarmes);

fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados imagens, vídeos e mensagens.