A partir deste sábado (1/9) Tucuruí realiza os festejos alusivos à Independência do Brasil e a abertura da programação aconteceu hoje pela manhã, às 8h, na Praça da Bandeira com o desfile cívico dos alunos do ensino básico da rede municipal. A programação é coordenada pela secretaria de Educação e Cultura e acontece até o dia 22/09 com os desfiles dos alunos da zona rural.

O Prefeito Artur Brito participou da solenidade de abertura dos festejos da Pátria e acompanhou o desfile ladeado pela primeira dama, Nazidely Pantoja, e a secretária de Educação, Vanessa Zavarese, e outras autoridades do município além do secretariado do executivo.

A abertura da Semana da Pátria foi marcada pela 32 Corrida do Fogo Simbólico da Pátria onde os estudantes percorreram as ruas da cidade culminando na entrega da chama ao Prefeito que decalrou como aberto os festejos. os alunos que participaram da corrida receberam medalhas .

Presente da solenidade de abertura, o Major Endrigo, da 23 Esquadrão de Cavalaria de Selva do Exército Brasileiro, falou sobre a importância da semana da pátria como momento de reflexão e de civismo para a população e o Exercito está presente para apresentar as ações e serviços que são realizados na região. “Este é um momento de externar nosso amor por nosso país”, disse o militar

Vanessa Zavarese, secretária de Educação e Cultura, falou sobre as comemorações da semana, o que é importante para fortalecer a identidade de país e de civismo na população.

Alunos e professores da pré-escola e creches mostraram durante o desfile de abertura as ações que estão sendo realizados nas escolas. “Esta é uma oportunidade que estamos dando para que a comunidade saiba o que de concreto está sendo feito nas escolas por professores e alunos”, observa a secretária.

O Prefeito Artur Brito falou do orgulho de poder participar das comemorações e agradeceu e parabenizou as equipes e profissionais envolvidos na realização da festa. Ele parabenizou ainda os profissionais da Secretaria de Obras que se empenharam para deixar a Praça da Bandeira pronta para receber as familias, alunos e a comunidade.

Na segunda-feira (3), acontece o desfile cívico na Vila Permanente, na Avenida Raul Garcia Llano, às 18h.

Já no dia 5, quarta-feira, as escolas municipais, estaduais, federais e particulares fazem o desfile cívico nas Escadarias da Santo Antonio, às 17h.

No dia 7 de setembro acontece nas Escadarias o desfile cívico militar da Independência, às 8h. E nos dias 20 e 22 acontecem às celebrações alusivas à Pátria nas escolas da zona rural.