Para fomentar a atividade e explorar os potenciais turísticos no município de Tucuruí e na Região do Lago, representantes de instituições governamentais, empresariais e da sociedade civil participaram de uma reunião nesta quarta-feira (19) no prédio da Associação Comercial e Industrial de Tucuruí (ACIT). Na pauta, a criação do Conselho Municipal de Turismo, que vai servir de propulsor do turismo e possibilitar a geração de emprego e renda.

A iniciativa é um esforço da Prefeitura de Tucuruí, por meio por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico e o Departamento de Turismo, para formatar as diretrizes do turismo local.

Conforme explica Hernandes Vaz, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, o Conselho é formado por órgãos governamentais e não governamentais e é fundamental para o planejamento participativo nas gestões locais, sendo constituído como um fórum deliberativo no tema turismo.

A reunião serviu como primeiro passo para a formação do Conselho. Quando implantado, o órgão vai servir de ferramenta para que os agentes envolvidos possam realizar as atividades necessárias, junto ao poder público, para implantar e desenvolver um projeto sustentável em turismo no município.

Novas reuniões acontecerão com o intuito de consolidar parcerias e proporcionar o envolvimento e o comprometimento dos mais variados setores sócio-econômicos do município no fomento da atividade turística.