Nesta quinta-feira (5) aconteceu o lançamento oficial da campanha do “Outubro Rosa” em Tucuruí. O Prefeito Artur Brito participou da abertura que reuniu autoridades e representantes de instituições e entidades do  município no Cine Roxi, na Vila Permanente.

A campanha que visa intensificar as ações contra o câncer de mama é uma realização da Prefeitura de Tucuruí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Hospital Regional de Tucuruí, Unacon e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher com o apoio de diversas instituições do município.

O objetivo é chamar a atenção para o diagnóstico precoce do câncer de mama, que é o segundo tipo da doença mais recorrente na região do Lago.

O Prefeito Artur Brito falou sobre a importância da campanha e divulgou que a prefeitura vai disponibilizar durante o mês de outubro 800 exames de mamografias, além de consultas especializadas para as mulheres.

Segundo o secretário de Saúde, Adriando Mello, a campanha Outubro Rosa de 2017 vai intensificar a informação de que é a prevenção o principal cuidado que as mulheres devem ter com a sua saúde. Ele citou a parceria entre as secretarias de Educação, Saúde e da Criança e Ação Social, essenciais para a realização da campanha. Unacon, Hospital Regional de Tucuruí e os Conselhos Municipais da Mulher e de Saúde também são parceiros na realização das ações de educação em saúde, palestras orientativas, dentre outras que acontecerão no decorrer do mês.

A programação acontece durante todo o mês de outubro nas Unidades de Saúde do município, na Unacon, no Hospital Regional, Associações do município e alcançará a comunidade e comércio local, com a caminhada que encerrará a programação.

Por Denis Aragão

Fotos Aldeney Moraes