Mobilização da sociedade é fundamental para que a campanha tenha êxito. Mutirões percorrerão diversos bairros do município até maio

Um grande mutirão em combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zica e Chikungunya, foi realizado nesta sexta-feira (23), sendo o bairro Jardim Alvorada o primeiro a receber a força tarefa. Com o tema “Vamos quebrar o Ciclo do Mosquito Aedes” a Campanha 2018 vai atingir todos os 40 bairros de Tucuruí.

A Prefeitura de Tucuruí é a realizadora da campanha e a força tarefa é formada por profissionais das Secretarias de Saúde, de Meio Ambiente (Departamento de Educação Ambiental – DEA), Departamento de Endemias e conta com a parceria do Exército Brasileiro, GAMASP, Lideranças Comunitárias e da empresa Sancil Ambiental.

Cerca de 80 agentes adentraram em todas as ruas do bairro, batendo de casa em casa, vistoriando os quintais e conscientizando os moradores sobre a importância da prevenção. Na ação, foram entregues panfletos, recolhido os entulhos e detectados e eliminando vários focos do mosquito.

“Estamos realizando um intenso trabalho nos bairros, Unidades de Saúde, escolas buscando conscientizar e educar a população. A meta é eliminar os focos do mosquito em todos os bairros da cidade”, explica Weber Galvão, secretário de Saúde.

Para ele, a mobilização da sociedade é fundamental para que a campanha tenha êxito. “Vale a repetição das informações: elimine a água parada, evite a água acumulada, vistorie as caixas d’água, dentre outras ações de prevenção”, orienta o secretário.

As casas que estavam fechadas ou que os moradores se recusaram a abrir para a equipe adentrar e verificar o quintal e conversar foram identificados com um adesivo. “Estamos aqui para dar segmento na campanha de conscientização junto à comunidade, porque entendemos que é necessária essa integração do governo com a sociedade. Pedimos o apoio e agradecemos a todos que estão aderindo ao combate do mosquito”, observa a secretária adjunta de Saúde, Shirley Furtado.

CAMPANHA VAI ATÉ MAIO

Durante todo o período de campanha, que acontece até maio, todas as Unidades de Saúde do município estarão realizando o atendimento dos casos suspeitos das doenças.

Os mutirões percorrerão diversos bairros do município, e nos bairros onde o índice de infestação pelo mosquito está elevado, o Departamento de Endemias dará prioridade para que os índices sejam reduzidos.

Entre os dias 8 e 13 de janeiro foi realizada uma pesquisa de campo em todos os bairros do município para identificar os maiores índices de infestação do mosquito.

Matinha, Jardim das Flores, Jardim Alvorada, Colinas e São Francisco são os cinco bairros que apresentaram os índices mais elevados. Nesses bairros, os trabalhos de educação, prevenção, fumacê e tratamento serão redobrados.

“Espero que as pessoas se conscientizem e façam sua parte para combater o mosquito”, ressalta a moradora do bairro, Sebastiana Soares.

No próximo dia 1º de março, será a vez do bairro Jardim das Flores receber as ações do mutirão.

BONS RESULTADOS

Devido ao efetivo trabalho de conscientização, educação e combate que vem sendo realizado pela Prefeitura, Tucuruí, de acordo com levantamento Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA), está fora da lista dos municípios com maiores índices de caso das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes.

Por Denis Aragão | Reportagem Matheus Vale | Fotos Aldeney Moraes