A Prefeitura de Tucuruí, por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Transporte Tucuruí (CTTUC), promove a partir desta terça-feira (18) a Semana Nacional do Trânsito. A abertura oficial da Semana aconteceu no auditório do Centro de Esporte Unificado (CEUS) e reuniu autoridades, lideranças e representantes de secretarias e de entidades, além do Detran, das polícias Civil e Militar e Samu 192.

Carlos Alberto, diretor da CTTUC diz que a intenção é orientar pedestres, ciclistas e condutores para que sejam atores capazes de melhorar o trânsito nas ruas do município. “O objetivo principal é sensibilizar a população sobre a responsabilidade de cada um no trânsito”.

A Semana Nacional de Trânsito é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Este ano o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu como tema a ser trabalhado pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito e pela comunidade “Nós somos o trânsito”, tema que acompanha a evolução das ações de campanha de educação de trânsito do Denatran de anos anteriores, e acompanha as ações da “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020”.

O objetivo é envolver diretamente a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

Adriando Mello, secretário de Governo, observa que a Semana Nacional do Trânsito não é uma ação isolada e que soma com todas as outras que são desenvolvidas pela Prefeitura durante o ano inteiro. Ele avalia que é preciso focar no desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir com segurança, daí a importância de ações de conscientização.

Hoje, 70% dos atendimentos no serviço do SAMU 192 são resultantes de acidentes de trânsito sendo as motos a principal fonte destes acidentes. Uma mudança de hábito por meio da conscientização é fundamental para reduzir principalmente os custos do município com traumatologia e tratamento fora de domicílio (TFD).

AÇÕES

Diversas atividades de conscientização nas escolas, vias e junto às comunidades serão realizadas pela Companhia de Trânsito em parceria com órgão como o Detran e Polícia Militar  até o dia 25 de setembro. “Vamos levar sempre o recado de que se cada um fizer a sua parte, poderemos transitar nas vias com segurança e confiança”, declara o diretor da CTTUC.