Sábado (22) acontecerá o dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos em Tucuruí. A meta é vacinar 16 mil animais contra a raiva e, a vacinação acontece das 8h às 17h em dois pontos fixos na cidade, na Praça do Rotary e na Praça do Jardim Paraíso, e três locais na Vila Residencial, na Vila Tropical (próximo às escadarias do Hospital Regional), Aseel Social e Praça Academia ao Ar Livre.

A ação é uma realização da Prefeitura de Tucuruí, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde que é ligado a Secretaria de Saúde. Além dos postos fixos, os agentes de saúde farão a visita nas casas para não deixar nenhum pet sem a vacinação.

Conforme explica Devanilda Ranieri, coordenadora da Vigilância Sanitária, o serviço é gratuito e obrigatório para animais com mais de 3 meses. Cães e gatos doentes não devem ser vacinados. Para cadelas grávidas a orientação é a de que o tutor busque pela vacina fora da campanha, devido ao risco no transporte e no manejo.

Os responsáveis devem levar os cães na coleira e guia e os gatos, em caixas apropriadas, para evitar fugas e acidentes.

A Vigilância Sanitária convoca todos os moradores do município para vacinarem seus animais de estimação. “Mais que uma necessidade, levar o seu cão ou gato para receber a vacina contra raiva é um gesto de carinho e cuidado com a saúde do animal”, explica a coordenadora.

A raiva continua representando um grave problema de saúde pública, pois apresenta um índice de letalidade de 100% para animais doentes e a forma mais eficaz de impedir a ocorrência de raiva humana transmitida por cães e gatos é manter os animais vacinados, de modo a formar uma barreira imunológica que impeça a disseminação do vírus. “Seres humanos precisam de cuidados com a saúde. Cães e gatos também. Por isso, esta campanha é extremamente importante, visto que a raiva é uma doença transmissível por contato direto, ou seja, pela mordida, arranhões ou lambida de cães, gatos ou outros mamíferos”, observa o secretário de Saúde, Fábio Ulisses.

Campanha de Vacinação contra a Raiva para Cães e Gatos
Dia 22 de setembro, das 8h às 17h

Na cidade – Praça do Rotary e Praça do Jardim Paraíso;

Vila Residencial – Vila Tropical (próximo as escadarias do Hospital Regional), Aseel Social e Praça Academia ao Ar Livre.