A Prefeitura de Tucuruí realizou a 1ª Semana do Adolescente, cujo objetivo é contribuir para a promoção do desenvolvimento integral de adolescentes e jovens.

Por meio de atividades educativas, lúdicas e palestras voltadas a vários temas relacionados à adolescência e juventude, a programação é uma realização da Prefeitura através do Selo UNICEf em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura e demais secretarias.

Sonia Cassiano, mobilizadora Abrinq e do Selo Um, explica que a primeira edição da Semana do Adolescente foi dedicada a mobilizar toda sociedade, em especial os adolescentes.

Um momento para tratar de questões diversas próprias dessa fase da vida tendo os jovens como protagonistas de suas próprias demandas. “A experiência dessa primeira edição serviu para chamar nossa atenção para os anseios e angústias de nossos adolescentes, alertando todos nós enquanto sociedade e poder público para a devida atenção à ser dispensada e essa parcela da população. Eles estão gritando por atenção, prova disso são suas demandas levantadas na Carta Aberta produzida por eles durante a semana de atividades”, enfatiza Sônia.

A secretária de Educação e Cultura, Wanessa Zavarese, explica que a ação foi importante para dar vez e voz aos adolescentes do município. Durante uma semana, esses jovens puderam se expressar em várias rodas de conversa e debates. Aconteceram ainda shows de talentos com apresentações culturais dos alunos de todas as escolas dos anos finais do Ensino Fundamental, entre 12 a 19 anos.

A secretária explica que é a partir destas inicitivas que nascerá uma carta de intenções dos adolescentes que participaram da Semana. Eles vão apresentar sugestões, propostas, contribuições para que o poder público possa pensar e planejar políticas públicas para melhorar a qualidade de vida dos jovens no município.

Manoel Henrique, aluno do 9° ano do colégio Maestro João Leite, aprovou a iniciativa. A primeira semana serviu como aprendizado e também para incentivar o civismo e mostrar a importância que os jovens têm na construção da sociedade.

Jonas Campos, Presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) falou que a primeira semana do adolescente é um marco para o atendimento aos jovens e crianças no município. Ele explica que a realização  do evento é uma exigência do selo UNICEF 2017-2020 para que possa ser implantando uma cultura de paz e inserção em Tucuruí. “Se você quer colher em curto prazo, você tem que plantar alface, mas se você quiser colher em longo prazo, você tem que plantar cultura nos homens. Então essa cultura de paz ela é muito bem-vinda nesse momento por que é o momento que a criança se tornou adolescente e esta em fase de amadurecimento”, concluiu o representante do Conselho.